sábado, dezembro 27, 2014

Profissionais do Hospital Dom Malan de Petrolina se destacam na área de ensino e pesquisa


O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), finaliza 2014 com profissionais se destacando na área de Ensino e Pesquisa. Uma pediatra finaliza mestrado e dois enfermeiros iniciam pós-graduações; mestrado e especialização. A primeira foi a diretora de ensino e pesquisa do HDM, a pediatra, Angélica Guimarães (centro), que concluiu mestrado pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em Recife (PE).

A dissertação, com o título Percepção dos Estudantes de Medicina sobre o Ambiente de Ensino Aprendizagem em um Hospital Escola no Nordeste do Brasil, abordou a visão do estudante do Internato Médico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acerca do ambiente de ensino-aprendizagem do HDM. “O trabalho foi produzido durante a realização dos estágios curriculares obrigatórios de ginecologia e obstetrícia e pediatria, no período entre abril e setembro de 2013”, ressalta Guimarães.

Já o coordenador da residência em enfermagem do HDM, Ramon Morais, foi aprovado para Mestrado Profissional para o Ensino de Graduação na Área de Saúde também pela FPS. Com duração de dois anos, o enfermeiro afirma que a expectativa para o curso é buscar uma qualificação para a pesquisa e o desenvolvimento em educação na área da saúde. “Além da formação pós-graduada avançada. Espero ainda que o curso possa nortear e aprimorar as práticas educativas nos cenários acadêmicos do HDM”, disse.

Outro profissional da Unidade de Saúde também iniciou atividades na área acadêmica. A enfermeira, Rejane Lins, foi aprovada na especialização Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com Ministério da Saúde (MS). “Será um aperfeiçoamento, acredito que irá contribuir para uma melhor sensibilização dos profissionais e espero aumentar a adesão por parte destes nos treinamentos do Núcleo de Educação Permanente do HDM”, pontua Rejane.

Secretaria Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário