sábado, dezembro 27, 2014

Lixo eletrônico, o que fazer com ele?

O descarte consciente é tão importante quanto o consumo. 

Já parou para pensar quantos celulares já passaram por suas mãos? A tecnologia se inova de tempos em tempos e cada vez mais surgem aparelhos de celulares mais modernos, computadores e tablets melhores e TVs maiores. Mas como descartar os seus aparelhos elétricos e eletrônicos? Muitas pessoas descartam em lixos comuns, sem saber os graves danos que esses descartes podem causar ao planeta e à saúde das pessoas.

O lixo eletrônico tem sido um grande desafio para alguns países, principalmente aos países em desenvolvimento, como o Brasil – um dos maiores produtores de lixo eletrônico.

Essa é uma questão muito grave e deve ser tratada com o maior cuidado e atenção por parte dos cidadãos. O grande problema dos lixos eletrônicos é que eles possuem componentes tóxicos que contaminam gravemente o solo e a água.

Quando tiver algum aparelho eletrônico a ser jogado fora, reflita bem qual será seu destino. Algumas dicas podem ajudar você nessa missão.

Se algum aparelho não lhe é mais útil, antes de jogá-lo fora, verifique se ele não tem serventia para outras pessoas – familiares, amigos ou instituição filantrópica. A doação é uma das melhores opções de descarte de aparelhos inutilizados, mas o importante é que você doe para quem realmente irá utilizar o aparelho.

Uma boa dica é verificar se há ongs que possam coletar esses eletrônicos. O Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma ong que trabalha com inclusão digital e recebe esses descartes para reciclagem e reaproveitamento, reutilizando para a educação digital.

Em alguns pontos de coleta seletiva, também é possível descartar pilhas e baterias. Além disso, existem fabricantes de celular que possibiliam a devolução de bateriasantigas para serem encaminhadas para reciclagem. Entre em contato com o fabricante do seu celular e saiba o ponto de coleta mais próximo. A sua operadora de celular também pode indicar pontos de coleta.

O descarte consciente é tão importante quanto o consumo. Optar por produtos sustentáveis é uma ótima alternativa para a cooperação do seu bem estar e do planeta, mesmo para aqueles que não abrem mão de estar sempre atualizado com as novas tecnologias.

Fonte: Mundo Walmart

Nenhum comentário:

Postar um comentário