sábado, outubro 04, 2014

Estudantes e professores da rede estadual são destaque no Prêmio Naíde Teodósio

Fotos: Alyne Pinheiro/Ascom SEE-PE

Estudantes e professores da rede estadual de ensino foram destaque na 7ª edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (2), no Teatro de Santa Isabel, no Recife. O prêmio, que é disputado nas categorias Redação, Artigo Científico, Relato de Experiência Pedagógica, Roteiro para Documentário Digital e Mérito Institucional, tem como objetivo estimular e fortalecer a produção crítica sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade.

Os alunos das escolas estaduais dominaram as premiações na categoria “Redação”. Como uma das vendedoras, a estudante Maria Fernanda dos Santos, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Manoel Bacelar, em Riacho das Almas, agreste pernambucano, afirmou que é preciso fortalecer a cultura de direitos humanos. “É de extrema importância que os alunos possam ser multiplicadores. É de extrema importância proteger os direitos das mulheres”, defendeu.

Segundo a professora Jussara Araújo, da EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia, a escola é o local onde a diversidade se encontra e se “efetiva a formação interdimensional dos estudantes. O prêmio instiga ações concretas para a mudança”, elogiou a docente, que foi uma das vencedoras na categoria Relato de Experiência Pedagógica.

Presente à cerimônia, o secretário de Educação e Esportes do Estado, Ricardo Dantas, defendeu o papel do professor na formação do estudante para a defesa dos direitos humanos. “Todos os resultados dos alunos têm a intervenção dos nossos professores. É por isso que hoje temos o 4º melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil, e a melhor escola para se estudar no país, já que os dados do governo federal mostram que temos a menor taxa de abandono entre todos os estados brasileiros no ensino médio”, argumentou.

Ele lembrou que, dos 91 núcleos de estudos de gênero fundados pela Secretaria Estadual da Mulher, 60 funcionam em escolas estaduais e fez um cumprimento especial à EREM Oliveira Lima, de São José do Egito, que teve o maior número de trabalhos inscritos no prêmio. “Das mais de mil redações inscritas, 195 foram da EREM Oliveira Lima”, comemorou.

A secretária da Mulher, Bárbara Kreuzig, que participou da avaliação, se declarou impressionada com a qualidade dos trabalhos tanto de professores como de alunos. “Esse é um trabalho que aposta no futuro”, definiu. A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), pediu que os estudantes e professores se inspirem no exemplo da cientista e pesquisadora Naíde Teodósio. “Para que a mulher deixe de ser oprimida para ser protagonista de sua vida”, concluiu.

Para estudantes de ensino médio, na categoria Redação, os prêmios foram tablets com sistema operacional já instalado. Na categoria Relato de Experiência Pedagógica, os professores recebem um auxílio Participação de Pesquisador em Congresso ou Reuniões no País (ACP) concedido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) para participação do premiado em congresso focado na temática de gênero e realizado no país, além de um tablet com sistema operacional instalado.

O Prêmio Naíde Teodósio é realizado anualmente pela Secretaria Estadual da Mulher em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

RESULTADO DO PRÊMIO NAÍDE TEODÓSIO DE ESTUDOS DE GÊNERO - ANO VII
REDAÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Premiadas (os):
1. BÁRBARA JAMYLLE MARTINS PIRES DE OLIVEIRA
2. BRENDHA SHINAYDER LIMA SOUSA
3. CARMEM GABRIELA BARBOSA DE MOURA
4. GERALDO SEVERINO DA SILVA FILHO
5. JOSÉ ANDERSON DA SILVA GOMES
6. KARLA JOANE DA SILVA MENEZES
7. MARCIO VINICIUS PIMENTEL LIMA LIRA
8. MARIA FERNANDA DOS SANTOS
9. MARÍLIA CORDEIRO COSTA
10. RANGNER JOSÉ ALMEIDA VALENÇA MOTA

Indicada(o) para Menção Honrosa:
1. DÁRIO CAMELO DA SILVA NETO
2. YULLIANNE MARÍLIA DA SILVA FERREIRA

REDAÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE
Premiadas(os):
1. CÍCERA VANDERLEIA DE LIMA
2. CLAUDIO HENRIQUE DA SILVA
3. CRISTINA MARIA DE OLIVEIRA
4. JOANA MIRIAN DE SOUZA
5. ROSIVÂNIA SOUZA DA SILVA
6. VANESSA OLIVEIRA DE ANDRADE

ARTIGOS CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
Premiada:
1. MIRELLA TUANNY FERREIRA LOPES

ARTIGO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO
Premiada(o):
1. FERNANDO DA SILVA CARDOSO
2. VALCILENE RODRIGUES DA SILVA

RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
Premiadas(o):
1. CRISTIANE DA SILVA FREITAS OLIVEIRA
2. JUSSARA SANTANA DE ARAUJO
3. KLEBER FERREIRA COSTA

MÉRITO INSTITUCIONAL- MAIOR NÚMERO DE INSCRIÇÕES POR REGIÃO
INSTITUIÇÃO PREMIADA NA RMR: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO GINÁSIO PERNAMBUCANO – RECIFE
INSTITUIÇÃO PREMIADA NA ZONA DA MATA- ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES - NAZARÉ DA MATA
INSTITUIÇÃO PREMIADA NO AGRESTE- ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE BEZERROS
INSTITUIÇÃO PREMIADA NO SERTÃO: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OLIVEIRA LIMA - SÃO JOSÉ DO EGITO

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário