domingo, agosto 24, 2014

SEMAS e CPRH realizam consulta pública sobre criação da UC Tatu Bola

Eventos acontecem em Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano.

Nos próximos dias 26 e 27, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizam consultas públicas para aprovação da proposta técnica de criação do Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola, no Bioma Caatinga. Os eventos serão realizados nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Trata-se da maior área de proteção integral a ser criada pelo Estado, com 110 mil hectares de extensão entre os respectivos municípios e, também, Petrolina.

Na primeira semana de Agosto, o secretário estadual Carlos Cavalcanti apresentou o documento aos prefeitos da Região. “Agora vamos levar ao conhecimento da população para que os setores interessados possam indicar os ajustes que considerarem necessários, dando seqüência ao curso do trabalho que resultará no decreto do governador instituindo a maior área de preservação da biodiversidade do Estado”, afirma Carlos Cavalcanti.

A expectativa é que os debates possam reunir um grande número de participantes, considerando ser a maior área de Unidade de Conservação a ser criada no Estado. Depois das audiências públicas, quando sugestões e ajustes necessários serão agregados, a proposta será encaminhada, também, ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), no dia 29 de agosto. A reunião do Consema ocorrerá na Reitoria da Univasf, no município de Petrolina.

Refúgio – A opção pela categoria de Refúgio de Vida Silvestre ocorre pela existência de espécies endêmicas raras, vulneráveis e ameaçadas de extinção como o Tatu Bola, e de pombais, redutos de ninhos feitos diretamente no solo da Caatinga, que indica a necessidade de conservação do ambiente frágil. Além de grande quantidade de assentamentos rurais presente no entorno da futura unidade de conservação.

A proposta técnica a ser apresentada à população é resultado de estudos elaborados por técnicos da Semas, CPRH, e Univasf.

Serviço: Consulta Pública sobre a criação da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Tatu-bola

Dia 26/08, às 9h - Santa Maria da Boa Vista / Local: Câmara Municipal
Dia 27/08, às 9h - Lagoa Grande / Local: Câmara Municial

Para conhecer a proposta, clique aqui>proposta-uc-tatu-bola

Fonte: SEMAS-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário