domingo, agosto 24, 2014

Trabalhador rural é alvo de ações para redução do uso de agrotóxicos


Os trabalhadores rurais do município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, vão participar no mês de agosto de ações de conscientização sobre o uso de agrotóxicos. O distrito de Vermelhos, na Zona Rural, foi escolhido por ser uma das áreas onde os defensivos agrícolas são usados em quantidade superior ao indicado. Oficinas e palestras no dia 29 e uma feira no dia 31 vão discutir temas relacionados à saúde dos agricultores.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Carlos Ramos, a motivação das atividades é a prevenção da incidência de câncer na cidade. “Nós percebemos um aumento dos casos em Lagoa Grande, tanto entre os trabalhadores rurais quanto entre as pessoas que entram em contato indiretamente com os agrotóxicos, como no consumo de frutas e verduras, por exemplo”, afirmou

“Muitos dos casos da doença foram causados pelo uso exagerado do veneno. O distrito de Jutaí, por exemplo, está aproximadamente há cinco anos sem a produção de tomate por conta da seca. Com essa parada na produção, diminuiu a incidência de câncer no local”, acrescentou o secretário.

No dia 29, os pequenos produtores do distrito de Vermelhos vão receber palestras sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e sobre a dosagem ideal dos agrotóxicos. “Por falta de conhecimento técnico, os agricultores utilizam um volume maior de defensivos agrícolas do que o necessário, além de não usarem os equipamentos de proteção da forma correta”, afirmou Ramos.

Ainda no mesmo dia, uma oficina com estudantes acontece em uma escola da comunidade, a partir das 18h. “Um dos focos do trabalho é a conscientização das crianças e adolescentes, porque eles, ao verem os pais usando agrotóxicos da forma errada, podem sensibilizá-los para diminuir”, explicou Carlos.

Já no dia 31, acontecerá a 'Feira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Vermelhos', onde serão oferecidos serviços de saúde. “Nem todos os pequenos produtores têm tempo de ir aos postos de saúde, por isso vários exames médicos e atendimentos odontológicos gratuitos vão poder ser feitos”, declarou o secretário.

Durante a feira, os agricultores de duas comunidades rurais que utilizam agricultura orgânica vão contar suas experiências. "Nas comunidades do Riacho do Recreio e do Sítio Ribeira esse projeto já acontece desde o ano passado com ótimos resultados. Eles vão mostrar no evento que é possível não utilizar os agrotóxicos", concluiu Carlos Ramos.

Do G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário