domingo, agosto 24, 2014

Dois presos são decapitados em rebelião no oeste do PR, diz Depen

Presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da unidade (Foto: Reprodução RPC TV)

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) informou que dois presos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do Paraná, foram decapitados durante a rebelião que começou por volta das 6h30 deste domingo (24). Ainda conforme o Depen, vários presos estão feridos e dois agentes penitenciários são feitos reféns. Alguns detentos invadiram o telhado e jogaram outros presos do alto da penitenciária. Eles se feriram. O Depen e a polícia negociam o fim da rebelião, mas não havia previsão de término até a publicação desta reportagem.

De acordo com o advogado dos agentes penitenciários, Jairo Ferreira, os presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da penitenciária.

Conforme o Depen, um dos mortos é oex-policial civil suspeito de encabeçar um esquema de furto e desvio de peças de veículos apreendidos que ficavam no pátio 15ª Subdivisão Policial, descoberto no dia 2 de julho. O Corpo de Bombeiros também confirmou que atendeu uma vítima com ferimentos graves. O homem, de 23 anos, foi levado para o Hospital Universitário.

O diretor do Depen, Cezinando Paredes, está na peniteciária para negociar com os detentos. A secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, chegou a Cascavel para tentar uma negociação com os presos, conforme o Depen. Equipes da Polícia Militar estão no local.

Segundo o Depen, os rebelados pedem relaxamento nas visitas, mais diálogo com a direção da unidade e refeições melhores. A água e a luz foram cortadas na peniteciária desde o começo da tarde.

Segundo Ferreira, a rebelião teve início no momento em que um agente foi entregar o café da manhã aos detentos. O trinco da grade estava serrado, o que permitiu aos presos puxarem o agente para dentro e darem início à rebelião. Ainda segundo o advogado, apenas dez agentes estavam de plantão no presídio, que é ocupado por mais de mil presos.

Os detentos invadiram o telhado da penitenciária, queimaram colchões e hastearam bandeira de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios no país. Eles agrediram outros presos com objetos pontiagudos e jogaram detentos do alto do telhado, que se feriram.

Conforme Ferreira, cerca de 80% da unidade está destruída.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 16h familiares dos presos fecharam as duas pistas da BR-277, no Km 579, próximo ao trevo de acesso à penitenciária. A rodovia ficou interditada por cerca de 40 minutos e a fila de veículos chegou a três quilômetros nos dois sentidos, conforme a PRF.

Conforme o Depen, 77 presos foram transferidos para a Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), que fica próxima a PEC. São detentos que estavam sendo ameaçados pelos rebelados.

G1 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário