domingo, agosto 24, 2014

Pesqueira recebe Festival Pernambuco Nação Cultural


A música regional, o artesanato popular, a produção artística indígena, o audiovisual, cinema, teatro, entre outras ações tomam conta da cidade de Pesqueira, de 26 a 31 de agosto, em mais uma edição do Festival Pernambuco Nação Cultural. O FPNC em Pesqueira absorve a 14ª Festa da Renascença e o público irá vivenciar uma semana de cultura e formação cultural, em vários pontos da cidade. O FPNC é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Pesqueira. O objetivo é a descentralização da ação cultural, a circulação de artistas e formação de plateias, capacitação e democratização do acesso aos bens culturais.

No segmento da música, o Palco Nação Cultural abrigará artistas regionais, tais como o forrozeiro Rogério Rangel, o cantor Hebert Lucena (Prêmio Tim de Música Nacional), na sexta (29) e o eterno romântico Adilson Ramos, na sexta (29). No sábado (30), shows com o grupo pesqueirense de choro Ororubá, o pop nordestino da banda Rhudia, a canção festiva de André Rio e o balanço paraense de Fafá de Belém. O palco está montado na Praça Dom José Lopes, e os shows começam sempre a partir das 21h.

TEATRO – Na Praça Rosa, sempre a partir das 16h, acontecem apresentações de artes cênicas. Na quinta (28), será exibido o espetáculo Faustino – Um Fausto Nordestino. Escrita em cordel, tem como ponto de partida um conto popular. O cenário é o nordeste brasileiro onde Faustino, mais um personagem-símbolo da criatividade do nosso povo, usa da esperteza e malícia para encontrar alternativas entre o bem e o mal, tirando proveito de todos os lados para ficar rico sem esforço. O espetáculo mescla encenação com música ao vivo, dança e arte visual.

CULTURA POPULAR – Como sempre acontece no FPNC, nas cidades por onde passa, a cultura popular pernambucana toma as ruas, com cortejos das mais variadas manifestações. Em Pesqueira, os desfiles acontecem no sábado (30), a partir das 17h, com concentração na Igreja do Convento, seguindo até a Praça Rosa. Participação dos Caiporas (tradicional brincadeira pesqueirense), Perna de Pau do Movimento Ziriguidum, Cambinda Velha de Pesqueira, Bloco Lira da Tarde, Bonecos Gigantes do Nordeste e Escola de Samba Ororubá e Reisado Manoel Bernardino.

A aldeia Cimbres, dos índios Xucurus, receberá apresentações culturais e oficinas de formação cultural. O projeto Cinema na Estrada também fará exibição de filmes na aldeia e na reserva Xucuru, além de chegar também até o Distrito de Mimoso. O projeto de literatura Livros Livres atuará em diversos espaços públicos de Pesqueira.

FORMAÇÃO CULTURAL – As oficinas, palestras e workshops que acontecem no FPNC buscam estimular novos agentes culturais e ampliar o conhecimento dos artistas da região. A programação, em Pesqueira, contempla várias linguagens artísticas, como música, design e moda, literatura, artes cênicas, fotografia e audiovisual. Os interessados já podem se inscrever na Secretaria de Turismo da cidade que fica localizada na Rua Adalberto de Freitas, s/nº – Centro. As inscrições são gratuitas.
Como a cidade de Pesqueira se configura como importante polo produtor da renda Renascença, algumas atividades visam fortalecer esse segmento criando ideias e gerando oportunidades de crescimento. É o caso do ‘Laboratório Criativo: A Renascença para novos produtos’ que irá trabalhar métodos no desenvolvimento da criatividade para criação de novos produtos.

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Leia também>FPNC tem jogo educativo sobre a importância do Patrimônio

Fonte: Portal Cultura PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário