quarta-feira, junho 19, 2013

Petrolândia: Secretaria de Saúde divulga Campanha de Combate à Hanseníase

 
A Hanseníase é uma doença crônica que atinge pele e nervos, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. Propriedades essas que dependem, sobretudo, de sua relação com o hospedeiro e do grau de endemicidade do meio, entre outros aspectos.

Pernambuco é classificado como de endemicidade muito alta, segundo os critérios preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ocupa a 10ª colocação em coeficiente de detecção geral, em relação às outras unidades federadas do país, e a 3ª colocação em número absoluto de casos.
O município de Petrolândia, de acordo com os critérios da Coordenação Estadual de Prevenção da Hanseníase, é considerado como de alto grau de endemicidade e prioritário nas ações de controle da doença.

Principais sinais e sintomas da doença:
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.
Área de pele seca e com falta de suor.
Área da pele com queda de pêlos.
Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade.
Sensação de formigamento (parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.

Por isso, ao identificar algum dos sintomas procure o posto de saúde mais próximo da sua casa. Hanseníase tem cura.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Vigilância Epidemiológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário