quarta-feira, junho 19, 2013

Genivaldo Menezes (PT), prefeito de Águas Belas, faz análise do seu governo em entrevista a Assis Ramalho

Assis Ramalho entrevista o prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes

A reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com o prefeito de Águas Belas, Agreste de Pernambuco, Genivaldo Menezes (PT), durante visita do gestor municipal ao diretório do partido na cidade de Jatobá, acompanhando a caravana do PT estadual. O grupo tem realizado encontros no interior de Pernambuco para reforçar o alinhamento com o discurso da legenda para 2014.

Na entrevista a Assis Ramalho, o prefeito Genivaldo Menezes, reeleito em 2012, falou sobre a importância da passagem da caravana do PT pelos municípios do estado e diz que a possível candidatura de Eduardo Campos à presidência da República preocupa o PT. 

Também na entrevista, o prefeito fala sobre a crise que tem atingido as prefeituras e diz que, no início do seu primeiro governo, pegou o município em dificuldades e com muitos problemas.

O prefeito Genivaldo Menezes fala das ações do seu governo no primeiro mandato e as próximas ações que serão realizadas neste segundo mandato.

Acompanhe abaixo, na íntegra, a entrevista concedida pelo prefeito de Águas Belas com exclusividade ao Blog de Assis Ramalho:

Sobre a importância da passagem da caravana do PT pelos municípios do estado.

"Esta caravana tem uma importância muito grande, porque é um momento em que nós estamos discutindo o processo de eleição direta do partido. Também estamos discutindo a conjuntura nacional, os dez anos do Partido dos Trabalhadores no poder, as conquistas do povo brasileiro e as mudanças positivas que aconteceram nesses dez anos. E tudo isso, nós estamos discutindo com as lideranças regionais em todo o estado, fazendo estes encontros para mostrar que a vida do povo brasileiro melhorou. Hoje, milhões de brasileiros conseguiram fazer parte da classe média. Também tem as Universidades públicas para o nosso povo brasileiro. Hoje, ao contrário de antes, um pai de família pobre pode sonhar em ter um filho médico, um advogado, um juiz, porque o nosso partido criou essas condições para o povo brasileiro. Então, esse é o Brasil que nós estamos construindo, é o Brasil que nós vamos lutar para continuar sendo governado pelo PT", disse.


Perguntamos se a possível candidatura de Eduardo Campos à presidência da República preocupa o PT.

"Preocupa, porque é uma candidatura que surge do nosso bloco. Hoje, Eduardo Campos compõe o nosso governo, tem dois ministérios e é uma candidatura que divide um pouco o campo da esquerda. Então, é uma candidatura que nós vemos com preocupação e sem necessidade, porque o Brasil está indo muito bem com o governo do PT, e eu entendo que essa aliança deveria ser mantida, e esse (suposto) racha do governador com a gente só interessa à direitona, que sempre governou esse país com 500 anos de descaso com o povo brasileiro. Então essa candidatura, se vier a se confirmar, acaba sendo do interesse do PSDB e de outros partidos aí, que querem voltar ao poder."

Pedimos para que o prefeito falasse sobre o que o seu governo tem feito pelo município de Águas Belas nos quatro anos e meio de gestão. 

"Nós já estamos no segundo governo, porque fomos reeleitos, sendo a primeira vez que o PT governa Águas Belas. Pegamos um município em dificuldades, com muitos problemas, sem escola. Para que você tenha uma ideia, nos tínhamos um índice de analfabetismo estrondoso, 52% da nossa juventude de 14 a 27 anos era analfabeta. O nosso IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) era de 1,6. Mas, hoje, nós conseguimos elevar, em apenas quatro anos e seis meses, que estão completando agora, para 3,7 e nossa meta é chegar, se Deus quiser, a 5,2, que é um índice acima do índice nacional. Antes, a gente só tinha um PSF (unidade de atendimento do Programa de Saúde da Família) e hoje nós já estamos fechando com 100% de cobertura de PSFs. Criamos vários programas importantes, como o CEO, SAMU, com a ajuda do governo federal. Também criamos vários programas na área da agricultura, na assistência social. Criamos um programa Água Agora, para ajudar o pessoal nesta seca. Com esse programa, nós estamos melhorando a estrutura hídrica do nosso município, com construção de poços e açudes, para que, em outra seca, nós não passemos o que passamos agora. Estamos universalizando (o acesso à água em) todo o nosso município, com cisternas. Todas as casas do nosso município têm cisternas e agora estamos com a segunda etapa, que são as cisternas de calçadão. Também estamos deixando (prontos) 100% do saneamento básico. Enfim, são vários programas importantes que nós estamos criando no nosso município, e podemos dizer que Águas Belas hoje é uma cidade com outra cara, que cresce, graças a Deus, e que nós temos uma boa perspectiva de maiores crescimentos com o governo do PT."

Perguntamos se a crise financeira tem afetado a Prefeitura de Águas Belas:

"Com certeza. Essa crise tem nos atingido. No nosso município, a receita própria é pequena, nós sobrevivemos de recursos, principalmente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), e essa queda influenciou muito. Mas nós entendemos o momento difícil que o Brasil está passando, porque essa crise não é só no Brasil, a crise é internacional. Mas o governo brasileiro tem tomado medidas importantes para conter essa crise e se não fossem essas medidas, como a redução do IPI do automóvel, dos produtos da linha branca, talvez estivesse pior, porque o desemprego seria maior com as fábricas sendo fechadas. É claro que com essas medidas os municípios têm sofrido, mas são medidas importantes para que o Brasil continue com o crescimento econômico e social que ele vem tendo nos últimos dez anos."

A nossa reportagem perguntou quais seriam as próximas ações do seu  governo no município de Águas Belas.

"Nós estamos licitando (alguns projetos). Nestes 30 dias, nós já vamos estar dando ordem de serviço (para construção) da alameda de entrada da cidade que é uma obra importante. É uma obra que se aproxima de três milhões de reais, com a qual vamos duplicar a entrada da cidade. Vamos também fazer ciclovias, área de pedestres, iluminação, enfim, vamos deixar a entrada da cidade muito bonita. Também vamos fazer a pavimentação asfáltica em grande parte da cidade. Estamos reformando cinco PSFs, estamos construindo três UBS (Unidades Básicas de Saúde), estamos concluindo cinco quadras de esportes na cidade e nos povoados. Estamos universalizando o saneamento (na aldeia) da tribo Fulni-ô de Águas Belas, ela será 100% saneada, com os recursos do PAC. Estamos iniciando o processo de licitação (para reforma) de 19 escolas na cidade e nos povoados da zona rural, e também estamos licitando (a construção de) três creches, que serão feitas nos povoados, e já inauguramos uma na cidade.


Agradecemos ao prefeito pela entrevista concedida à nossa reportagem.

''Eu é que agradeço a você, Assis, porque foi uma honra participar desta entrevista para o seu Blog. Também foi uma honra ter participado deste encontro aqui em Itaparica, na terra do nosso amigo prefeito Robson, que é do Partido dos Trabalhadores, e lhe desejo uma boa gestão, e que o modo petista (de governar), aqui em Jatobá, seja bem sucedido, se Deus quiser.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Ivanildo Vieira(Tuí)/Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário