quarta-feira, junho 19, 2013

Ministério da Integração Nacional realiza oficinas de saúde em 17 municípios nordestinos


O Ministério da Integração Nacional promove, esta semana (18 a 21/6), oficinas de saúde nos municípios de São José de Piranhas e Monteiro, na Paraíba; Betânia, em Pernambuco; e Barro, no Ceará. Os encontros fazem parte da série de capacitações direcionadas a agentes de saúde, de combate às endemias e lideranças comunitárias das áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Desde janeiro, mais de 700 pessoas já participaram das atividades que visam formar multiplicadores das ações educativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde. As capacitações de educação em saúde, promovidas pelo Ministério da Integração Nacional, contemplam 17 municípios de Pernambuco, Ceará e Paraíba.

Nas oficinas desta semana, serão abordados os temas da gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis/Aids e prevenção à violência. “São temas bem oportunos e que precisam ser trabalhados cada vez mais junto às famílias e, principalmente, aos jovens. Se trabalharmos bem essas orientações, conseguiremos, de fato, evitar várias doenças em nossas comunidades”, pontuou a enfermeira e coordenadora de Atenção Básica, Rafaela Lima, após participar da oficina em Verdejante (PE).

Segundo Maria do Socorro Pereira, responsável pela Coordenadoria da Mulher do município de Verdejante, o material entregue na oficina tem sido utilizado em campanhas de esclarecimento. “Este tema me chamou muito a atenção e, baseado nele, tenho realizado muitas ações de conscientização, apresentando esses assuntos em diversos lugares, inclusive no Posto de Saúde da Família, mostrando a importância do amor diante da violência.”, disse.

Programas Ambientais – O Ministério da Integração Nacional desenvolve 38 estratégias ambientais com objetivo de reduzir, compensar e controlar os impactos ambientais provocados pela implantação e operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que beneficiará mais de 12 milhões de pessoas no semiárido nordestino.

Parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra é dividida em dois eixos principais: o Norte, com 426 km de extensão, que passa pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte; e o Leste, com 287 km, que abrange cidades de Pernambuco e Paraíba.

Além do Projeto São Francisco, o Ministério da Integração Nacional executa e apoia cerca de 250 grandes empreendimentos pelo PAC e outras centenas de pequenas e médias obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário e recuperação de bacias hidrográficas. 

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário