sexta-feira, junho 14, 2013

Deputada Isabel Cristina (PT) é entrevistada por Assis Ramalho que comenta sobre o acompanhamento dos problemas do Projeto Icó-Mandantes e os projetos do partido

Assis Ramalho entrevista a deputada estadual Izabel Cristina (PT)
A reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com a deputada estadual Isabel Cristina (PT-PE), por ocasião da visita da parlamentar ao diretório do partido no município de Jatobá, no Sertão de Itaparica, acompanhando a caravana do PT estadual. O grupo tem realizado encontros no interior de Pernambuco para reforçar o alinhamento com o discurso da legenda para 2014.

Na entrevista a Assis Ramalho, a deputada falou sobre a importância da passagem da caravana do PT pelos municípios do estado.

"O PT parou um pouco, mas agora a gente retoma essa discussão que é muito importante, tanto quanto o processo eleitoral direto do partido, quanto a organização para o próximo ano, visando as eleições de 2014. Então, a gente está organizando os diretório do partido das cidades, porque é a partir das cidades que a gente tem a ampliação dos nossos projetos."

Perguntamos a opinião da deputada sobre a possibilidade de Eduardo Campos sair como candidato à presidência da República, e se a eventual candidatura preocupa o  PT:

"Não, qualquer partido tem o desejo de governar a sua cidade, o seu estado e governar o seu país. O partido que não tem essas pretensões é porque não é partido. É partido de aluguel. Então, todo partido que tem projetos, tem que apresentar para a sociedade. O governador (Eduardo Campos) tem tido um bom desempenho como governo do estado e é claro que ele quer colocar o projeto do PSB. Até porque ele tem essa responsabilidade por ser o presidente do partido e tem o direito de colocar o projeto para a avaliação da sociedade. Mas nós entendemos que isso é perfeitamente democrático e normal.

Perguntamos se a candidatura de Eduardo não seria uma traição ao PT:
"Não, de jeito nenhum. Isso é um direito de todo partido."

A nossa reportagem quis saber se a deputada será candidata a reeleição em 2014:

"Sim, eu vou estar novamente na luta, porque você sabe que durante os anos que a gente faz política, a gente vai agregando as pessoas em torno de um projeto. Então, eu ainda tenho muito a dar. Eu tenho muita disposição para ajudar Dilma a governar este país, ajudar o PT a ampliar as suas bancadas, e tudo isso termina sendo uma responsabilidade daqueles que tem mandatos. E eu vim de Petrolina, como sempre fiz, não é a primeira vez que eu estou aqui em Jatobá, eu já vim várias vezes para organizar o partido, e vou para a disputa da minha terceira eleição, se Deus quiser. 

A reportagem do Blog de Assis Ramalho lembrou a deputada que ela esteve presente na audiência pública realizada no Icó-Mandantes, em abril deste ano, quando foram discutidas pendências do projeto de reassentamento, e perguntou se ela tem acompanhado o processo:

"Tenho sim. Inclusive estivemos com o ministro (da Integração Nacional) Fernando Bezerra Coelho, depois daquela reunião. Na oportunidade, coloquei toda a problemática pra ele, que colocava algo que nos preocupou, que era transferir os projetos de Itaparica para a Codevasf, para que a Chesf saísse do páreo. Só que a gente sabe que, para a Chesf fazer isso, a Chesf tem que cumprir com suas pendências, com as sus dívidas sociais, para que ela possa repassar limpo para todos. Então, o deputado (federal) Fernando Ferro (PT-PE) já fez contato com Fernando Bezerra Coelho. Eu acabei de falar com ele. Eu posso adiantar que o próximo encontro, em uma data a ser marcada, será em Paulo Afonso (BA), com o Ministro Fernando Bezerra Coelho, com a Chesf e com a Codevasf, que é realmente a responsabilidade do Ministro Fernando Bezerra Coelho''.

Perguntamos se a audiência não teria sido em vão: 

"Não, ela foi desdobrada para esse compromisso. Eu estive lá em Brasília, inclusive o prefeito de Jatobá (Robson Leandro) estava presente nesta reunião, e nós colocamos claramente a situação do Projeto Icó Mandantes, e eles nos repassava que está havendo um entendimento para passar (a administração do Projeto) para a Codevasf. E aí, nós pedimos essa presença dele (Fernando Bezerra) aqui (na região) e Fernando Ferro acabou de me dizer que já marcou essa audiência (com a presença do Ministro) para Paulo Afonso (BA), faltando somente definir a data. Mas Fernando Ferro já disse que vai tentar dar uma pressão, para que essa reunião aconteça o mais rápido possível."

Agradecemos à deputada pela entrevista e deixamos o espaço aberto para deixar uma mensagem para Petrolândia:

"Petrolândia sempre me acolheu, desde o tempo em que eu fui superintendente da Codevasf. Petrolândia me acolheu quando eu fui disputar a minha primeira eleição, na pessoa do companheiro Januário, que foi um grande companheiro, que nos deu um grande apoio. O Sindicato (dos Trabalhadores Rurais) de Petrolândia, também sempre me deu uma grande força e, é claro, que eu tento retribuir como posso. Na forma da organização partidária, na forma dos espaços que a gente pode conquistar e incluir Petrolândia e Jatobá nesse processo de organização."

Da Redação do Blog de Assis Ramalho 
Fotos: Ivanildo Vieira (Tuí) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário