terça-feira, setembro 15, 2020

Petrolândia Eleições 2020: Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia - Carta aberta à população


Companheiros e companheiras,

O Partido dos Trabalhadores, desde sua fundação, zela pela democracia e organização coletiva da classe trabalhadora. Tal zelo se materializa em suas práticas organizativas, tais como: campanha de filiação, oficinas e cursos de formação, plenárias, encontros, convenções e o Processo de Eleições Diretas (PED) onde toda filiada e filiado pode votar e ser votado para dirigir o partido em seus municípios.

Nossa base de filiados recebe formação política, assistência, orientação quanto à natureza ideológica do partido e seu funcionamento. Nossas plenárias e reuniões organizativas são convocadas e realizadas com filiadas e filiados presentes que exercem a democracia se posicionando. Concordando ou discordando das teses postas os encaminhamentos são dados através do consenso e ou votação.

Com o diretório municipal do PT de Petrolândia não é diferente. A atual composição, formada por: Daniel Filho, presidente do partido; Mônica Caetano, vice-presidenta e secretárias e secretários Niedja Batista, Douglas Conrado, Cássio Reimax, Denaide Clenes e Léo Lins foi eleita com os votos de 70 filiadas e filiados em Setembro de 2019 para um mandato que encerra em 2023.

Essa composição se reúne mensalmente todos os dias 13 e, com o início da pandemia, de forma remota, para analisar e debater a política nacional, estadual e municipal.

As reuniões, avaliações, decisões e encaminhamentos do Partido são feitas de forma democrática e registradas em atas.

Para as estratégias políticas postas para as eleições municipais de 2020 não foi diferente. Fomos e somos orientados pelo Estatuto que nos rege e pelas resoluções nascidas de nossos encontros e plenárias.

Em cumprimento ao artigo 143 do nosso Estatuto, que cabe ao presidente remeter para o diretório a escolha dos nomes que irão compor as chapas majoritárias e proporcionais, definimos que, para uma justa participação das eleições, a chapa proporcional deveria ser composta por filiadas e filiados que não detivessem mandato legislativo por compreender que, nesse momento, a condição estrutural e econômica de um detentor de mandato, não oriundo do Partido dos Trabalhadores, significaria desvantagem às pré-candidaturas orgânicas do partido.

Ficou definido ainda que a manutenção ou mudança da composição majoritária seria submetida à análise de pesquisas de opinião acerca dos nomes postos durante o período de pré-campanha o que justificou a mudança de direcionamento de uma composição puro sangue para uma coligação de siglas que comungam do mesmo projeto para o município.

Todas essas decisões foram tomadas através de reuniões, encontros, plenárias e na própria convenção do partido, realizada no último dia 13 de Setembro de 2020, com conhecimento de todas e todos envolvidos sobre o processo.

Os que sempre foram filiados ou se filiaram recentemente, mas se empenharam em conhecer nossa metodologia organizativa, compreendem, aprovam, e, por isso permanecem. Aos que se filiaram crendo que fariam desse instrumento partidário um meio de manutenção de seus interesses e projetos individuais, escolheram o caminho errado.

O Partido dos Trabalhadores não pertence ou é conduzido por um, mas por todos que comungam conosco de nossos ideais e projetos para um município, Estado e Nação mais justo.

Aos que não compreendem ou preferem ignorar nossa conduta demonstram o vício político em que sempre estiveram inseridos, onde partidos se transformam em meras siglas de aluguel para melhor negociar seus próprios interesses.

Por fim, apresentamos o nome dos companheiros Doutor João (PT) e Lulão (AVANTE) com o sentimento de que a chapa tem identidade com um projeto popular para o município, tal qual uma chapa proporcional competitiva, formada por trabalhadoras e trabalhadores que sempre tiveram identidade com o partido e com o projeto que nossa bandeira representa.




Petrolândia, 15 de setembro de 2020

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário