terça-feira, setembro 15, 2020

Petrolândia: Convenção do PSB expõe sem disfarces o "racha" do diretório municipal; Lourival Simões adota neutralidade na eleição majoritária deste ano


Jane e Anselmo da Farmácia no encerramento da convenção (Fotos: Assis Ramalho)

No canto esquerdo da foto, os ex-prefeitos Amadeu de Souza Lima e Dr. Marcos na Convenção do PSB em Petrolândia. Ex-prefeito e presidente do Diretório Municipoal do PSB, Lourival Simões não participou da solenidade

O que era evidente em Petrolândia, na noite desta terça-feira (15/09) foi formalizado. O "racha" do Diretório do PSB no Município, negado durante vários meses pelos membros da legenda, culminou com o ato simbólico do ex-deputado estadual e ex-prefeito Lourival Simões em desaprovação à coligação PSB/Solidariedade, durante a Convenção do PSB, realizada na Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. Lourival, presidente do Diretório Municipal, assinou a ata de presença e retirou-se do local.

O ato, segundo o ex-prefeito, foi justificado por motivos pessoais. Além disso, como presidente da legenda no município, Lourival estaria insatisfeito pelo fato de o nome do vice não ter sido submetido ao partido, antes de anunciado. Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, concedida com exclusividade a cerca de 1 hora antes da convenção partidária, Jane afirmou que o vice foi escolhido após pesquisa de opinião pública. Anselmo da Farmácia seria o nome mais lembrado, de forma espontânea, pelos entrevistados. Assim, ela o convidou para compor a majoritária. A entrevista aconteceu na sede do Blog e da Web Rádio Petrolândia.

Desde o início da gestão do ex-prefeito Ricardo Rodolfo (janeiro-julho/2017), existiam sinais claros de rompimento no grupo político de apoio ao governo e de enfraquecimento do PSB, após o bom desempenho na eleição de 2016. Em várias entrevistas com o próprio Ricardo (eleito sob filiação ao PR, o famoso 22), depois com Jane, Lourival, até Dr. Marcos, o "racha" foi negado e desmentido ao longo dos anos seguintes. Até hoje, quando caíram todas os disfarces. 

Apesar de todas as negativas, nesse período o PSB perdeu aliados, perdeu membros, inclusive o vereador Dedé de França, eleito pela legenda, e perdeu influência política no município. O ato simbólico de Lourival foi, oficialmente, o fim do grupo. As partes, por enquanto, estão juntas, não se sabe até quando. 

A ausência de Lourival na solenidade partidária demonstra que ele não pretende apoiar publicamente a candidatura de Jane, não vai subir em palanques, fazer discursos, que adotará postura neutra nesta eleição. Mas, faltando exatamente dois meses para a eleição, com a campanha eleitoral nem iniciada ainda, há bastante tempo para muitas e várias reviravoltas no cenário político petrolandense.

Mais detalhes da Convenção do PSB serão publicados em outra matéria sobre o assunto. 

A entrevista concedida à nossa reportagem pela prefeita Jane e Anselmo da Farmácia, pouco antes da convenção, será publicada no Blog de Assis Ramalho nesta quarta-feira (16/09). 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário