sexta-feira, janeiro 24, 2020

Paulo Afonso: Avanço das baronesas: sistema de contenção será instalado no canal entre usinas Apolônio Sales e PA IV


O aumento do volume de água no Rio São Francisco, decorrente das chuvas dos últimos dias, provoca o deslocamento de vegetação aquática. Empurradas pela correnteza, as plantas conhecidas popularmente como Baronesas se acumulam às margens do canal da Usina Hidrelétrica Paulo Afonso IV.

Para minimizar esses impactos, a Prefeitura vai instalar um sistema contenção entre as usinas Apolônio Sales e PA IV. O prazo de instalação pela empresa contratada é de 60 dias.

Através da Secretaria de Meio Ambiente, a gestão vem mantendo o Balneário Prainha livre para banho e prática de lazer, evitando prejuízos para proprietários de quiosques e vendedores ambulantes que atuam no local.

“O sistema de contenção de vegetação aquática vai ser instalado no canal entre as usinas Apolônio Sales e PA IV. A pedido do prefeito Luiz de Deus, nós a instalação do material o mais breve possível, e nos próximos dias esse trabalho será executado”, afirma.

Ivaldo Sales ressaltou que a decisão foi tomada a partir de discussões com órgãos conhecedores dos efeitos provocados pelo acúmulo de vegetação aquática, como a ONG Agendha, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Universidade Estadual da Bahia (Uneb), além de técnicos contratados pela empresa Aquamec, responsável pela execução do serviço.

“A chuva traz ao homem do campo a esperança de fartura. Barragens cheias e pasto verde garantem boa colheita, motivo de comemoração para os produtores rurais, porém, eventuais transtornos devem ser minimizados, e o governo municipal tem dado total atenção às necessidades da população”, conclui o secretário.

Por Portal PA4

Nenhum comentário:

Postar um comentário