sábado, novembro 24, 2018

Jatobá/Petrolândia: Ex-jogadores da década de 80 se encontram para jogo de confraternização no estádio da ADECITA; evento é organizado por Edízio Bezerra!



Será realizado no dia 19 de janeiro de 2019, em Itaparica, no Estádio da ADECITA, o jogo de confraternização envolvendo jogadores que marcaram época nos áureos tempos do nosso futebol.  O evento faz parte da tradicional confraternização de ex-atletas que tiveram passagens marcantes no futebol de Paulo Afonso, Itaparica (Jatobá), Delmiro Gouveia (AL), Petrolândia, (PE) Santana do Ipanema (AL) entre outras cidades, na década de 80.

O encontro mais uma vez será organizado por Edízio Bezerra, ex-integrante do inesquecível time do Azimute de Itaparica - no qual também atuava esse blogueiro.

O jogo da amizade será realizado a partir das 7:30 da manhã entre um selecionado de jogadores do Azimute e SSI, enfrentando a seleção de Petrolândia (mesclada com jogadores de Santana do Ipanema-AL).

Após o evento esportivo, acontecerá a confraternização na sede da Associação Pó de Serra de Itaparica,  onde, entre comes e bebes, histórias do futebol da região serão relembradas e resenhadas  pelos ex- atletas.

Refrescando a memória

Quem jogou ou presenciou os campeonatos itaparicanos da década de 1980, sabe do que eu estou falando. Eram, na verdade, campeonatos de alto nível técnico, e os times eram verdadeiros esquadrões, com jogadores contratados de várias partes do país - que se misturavam com os brilhantes jogadores da nossa região. Portanto, os campeonatos eram disputados em auto nível.

Vale dizer que, naquela época, a maioria dos times que disputava o campeonato era de grandes empreiteiras que estavam a serviço da construção da barragem - hoje denominada Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (antes conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica). O dinheiro "corria frouxo". Portanto, havia facilidade para esses times realizarem grandes contratações para cada temporada.



Relembrando um dos muitos jogos históricos daquela época

Em 1983, o time chesfiano do Azimute, do qual este blogueiro foi zagueiro, venceu o todo-poderoso time do Vitória da Bahia, em jogo memorável em que o time baiano fez a entrega de faixa ao campeão daquela temporada. Na foto acima - jogadores do Azimute, junto com jogadores do Vitória.

Na época, o rubro negro baiano era considerado um dos maiores times do Nordeste, com jogadores de auto nível e com passagem por grandes times brasileiros a exemplo do goleiro Bagatine (Ex-Internacional, Sport, Bahia etc). Também tinha - entre outros grandes jogadores renomados -  o zagueiro Fernando, com passagem pela Seleção Brasileira.

Jogadores do alvirrubro Azimute, em pé: Polimar, Edilson Galego, Fernando, Edízio Bezerra, Assis Ramalho, Everaldo e o técnico Paulo Daltro (último à direita). Agachados: Grilo (goleiro), Lisboa, Edson Madera, Gilson e Ney.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário