quarta-feira, julho 04, 2018

Prefeitura de Petrolândia celebra sucesso dos festejos de São Pedro e 109 anos de Emancipação Política







O mês de junho é conhecido como o período mais folclórico do Brasil. É no clima das festas juninas que acontecem em Petrolândia a tradicional festa de São Pedro, em 30 de junho, que alegra a transição do calendário para o aniversário de Emancipação Política do Município, no dia 1º de julho. Este ano, com o valioso apoio do Governo de Pernambuco, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, preparou uma programação recheada com atrações culturais e shows artísticos para abrilhantar as festividades.

A programação teve início no dia 27/06 com apresentações da Associação dos Bacamarteiros do Pajeú, Quadrilha Arte Junina e do grupo musical Jairo e Júnior. A noite seguinte (28) foi marcada pela apresentação da Quadrilha Junina Brilho Matuto e show da Banda Love Chote. Na véspera de São Pedro (29), contamos com a Quadrilha Junina Magia Matuta, apresentação cultural “O Casamento da Dodora”, da Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara, e show da Banda Delação Premiada. As festividades continuaram no dia 30, com shows de Danilo Pernambucano e Forró Santroppê no Pátio de Eventos, na Praça da Matriz.

A Festa dos 109 anos de Emancipação Política do Município aconteceu no dia 1º de julho. Durante todo o dia foram realizadas atividades comemorativas, iniciadas às 5h00 com o tradicional toque de Alvorada, nas principais avenidas. Às 8h00, na Praça dos Três Poderes, aconteceu a cerimônia de Hasteamento dos Pavilhões, as bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Petrolândia. Na oportunidade, foi lida uma mensagem intitulada Uma História de Conquistas Alcançadas Pela Bravura de um Povo, de autoria de Laize Siqueira Silva, em homenagem a Petrolândia.

Também na programação dos 109 anos da cidade, a solenidade seguinte ocorreu no Bairro Nova Esperança. Foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Fernandes que vai beneficiar a comunidade de uma das áreas mais populosas e carentes do Município.

Às 15h00, Petrolândia sediou um encontro de Bandas Filarmônicas e Fanfarras, que se apresentaram na Avenida dos Três Poderes. O evento foi finalizado com o "Parabéns a Você", executado pelas Bandas Filarmônicas.

A programação teve continuidade às 19h30, com Missa em Ação de Graças, celebrada na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, seguida por queima de fogos. Os shows de encerramento dos festejos começaram às 22h, com a Banda Magníficos, sucedida no palco por Léo Santana.

Ver fotos de todas as noites e dos eventos
>27/06: Associação dos Bacamarteiros do Pajeú, Quadrilha Arte Junina e show de Jairo e Júnior
>28/06: Apresentação da Quadrilha Junina Brilho Matuto e show da Banda Love Chote
>29/06: Quadrilha Junina Magia Matuta, apresentação cultural “O Casamento da Dodora” da Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara e show da Banda Delação Premiada

UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS ALCANÇADAS PELA BRAVURA DE UM POVO.
PARABÉNS PETROLÂNDIA, pelos 109 anos de Emancipação Política!



Cidade que se destaca pela virtude de um povo esperançoso que acredita sempre no crescimento e na superação das adversidades, buscando construir um futuro próspero.

Na edificação dessa história, cada cidadão tem se empenhado em semear valores sólidos que fortificam e concretizam a nossa dignidade. Isso reluz uma imagem positiva, por demonstrar o comprometimento de nossa comunidade com o bem estar de todos.

Assim, as mudanças, não são justificativas para ficarmos desapontados ou nos considerarmos perdedores. Vejamos o fenômeno que acontece com as borboletas: elas só se tornam brilhantes e encantadoras quando se submetem à metamorfose. Processo esse, que se resume em uma série de alterações sofridas ao longo da transição. No entanto, depois de enclausurada, aprisionada em sua própria estrutura, em fim, eclode e voa uma criatura tão bela.

Nossa cidade, também tem vivido seu processo de metamorfose, e ao passar dos anos tem aberto suas asas, voado em busca de um amanhã florido. E como as borboletas sua notável beleza nos conduz a uma constante apreciação.

São 109 anos!

Uma vida centenária, que traz consigo muitas coisas pra contar... Histórias de sua própria história, do seu povo que luta para que essas memórias não se percam. Por isso, o povo conta, os seus poetas cantam, seus escritores arquivam, e nós fazemos jus a essa mobilização, estamos aqui para celebrar com muito respeito e admiração a sua cultura, a sua bravura, o seu nome.

És uma anciã novíssima, que se renova a cada ano e embeleza as margens do São Francisco, crescendo raízes que se espalham por essas vargens, pois nasceste junto à natureza[1] e com ela te misturas, em um mito heroico de sensibilidade e grandeza.

Que esse continue sendo o nosso lema: Lutar pela continuidade de sua trajetória, fulgurante e viva em cada recanto deste solo.

PARABÉNS PETROLÂNDIA!!!
Petrolândia, 01 de Julho de 2018.
[1] Frase do Hino de Petrolândia

Autora: Laize Siqueira Silva

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário