sábado, junho 09, 2018

Recife define representante para a próxima fase do Ler Bem

A estudante Ághata Thayná da Silva, da Escola Municipal Dois Rios, vai representar a cidade na seletiva por regiões (Foto: Luciano Ferreira)

Foi definido o representante do Recife para a próxima etapa do Ler Bem, projeto de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). Sete escolas da rede municipal da cidade participaram da disputa, que aconteceu na última quinta-feira (7), no auditório da entidade. Os candidatos mirins foram avaliados pela leitura de “Fábulas de Jean de La Fontaine” para uma plateia lotada.

A vencedora da etapa foi a estudante do 4° ano da Escola Municipal Dois Rios, Ághata Thayná da Silva, que comemorou muito a vitória. “Gosto muito de estudar e ler e adoro poesia. Estou muito feliz com a vitória e vou me dedicar ainda mais para a final”, contou a aluna. A coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Silvana Pereira, destacou que, através do programa ProLer, a aluna vem desenvolvendo a leitura e interpretação de texto.

O presidente da Aspa, José Luiz Torres, explica que o Ler Bem é uma ação que, mais do que estimular a leitura, oferece autonomia para as crianças. “Aqui, as crianças superam os seus medos e melhoram a cada etapa, aprendendo que elas são capazes e também sobre a importância da leitura para uma vida melhor, para que possam fazer do mundo melhor. E são elas que podem fazer a diferença”, finaliza José Luiz.

O diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, falou sobre a importância da ação. “O concurso de leitura é um processo indutor muito maior do que os eventos classificatórios. Despertam uma jornada, que se inicia com uma preparação e culmina com as etapas do concurso. É deleite, é prazer, é aprendizado e desenvolvimento emocional para os estudantes. Lições para a vida!”.

A próxima etapa da disputa acontecerá de 30 de julho a 3 de agosto. Serão definidos os três representantes de cada região do Estado, que vão disputar a final. Os finalistas do Agreste, Zona da Mata e Sertão concorrerão ao primeiro, segundo e terceiro lugares do concurso na etapa final, em outubro.

Os alunos serão avaliados a partir da leitura de textos de gêneros diversos, sendo observados os critérios de entonação, pontuação e espontaneidade. Em 2018, o concurso literário, visa incentivar a leitura e contempla estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas dos municípios de Pernambuco, envolve 118 municípios do Estado e mais de 120 mil alunos.

Mia Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário