sábado, junho 09, 2018

Petrolândia: Maria das Graças comemora 25º ano de hemodiálise com homenagens da família


Neste sábado (9), dona Maria das Graças de Souza, residente em Petrolândia, comemora aniversário. Não de nascimento, mas de início de hemodiálise. A cada dia, dona Maria das Graças vence uma batalha.

Hoje residente na Agrovila 01 do Bloco 01, dona Maria das Graças já enfrentou muitas batalhas para fazer seu tratamento. No início, por falta de ambulância para transportá-la às sessões, contou com a ajuda da família e até fez artesanato com arranjos em cestinhas de papel, e superou o cansaço para vender os produtos na feira, para pagar aluguel de uma casa em Caruaru, onde fazia tratamento. A liberação do auxílio-doença demorou três anos.

Ela voltou a residir em Petrolândia, com três viagens semanais em ambulância da prefeitura ainda para Caruaru onde, os mais velhos hão de lembrar, ocorreu naquela época o caso de contaminação das máquinas de diálise. Vários pacientes faleceram. Dona Maria das Graças ficou uma semana em coma, mas sobreviveu. Em seguida, passou a fazer diálise em Garanhuns. Sobrevivente que é, dona Maria das Graças superou também um acidente de ambulância, em que o veículo virou. Já quebrou os fêmures. Hoje, não anda mais, está em cadeira de rodas há cinco anos. Teve problema na tireoide, fez cirurgia. Mas, continua firme e forte. A diálise, agora, é mais perto, em Paulo Afonso.

Dona Maria das Graças luta pela vida e segue à risca tudo que os médicos dizem. Muitos médicos perguntam o que ela faz para viver tanto, fazendo esse tratamento e ela só responde: "É uma benção viver, fazendo hemodiálise".

Nesta data tão especial na vida de dona Maria das Graças, a filha Jéssica Cavalcante, em nome de seu esposo, netos, irmãos, sobrinhos, afilhadas e amigos, presta esta homenagem. "Desejamos que ela seja muito feliz e que viva com a gente muitos anos mais. Porque guerreira que nem ela são poucas", resume Jéssica.

Blog de Assis Ramalho
Com informações/foto: Jéssica Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário