sexta-feira, junho 29, 2018

Cultura popular de Tacaratu é reconhecida com Prêmio Ariano Suassuna

 


Em cerimônia realizada no dia 21 deste mês no Palácio das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, o Município de Tacaratu foi premiado por realizar atividades de saberes de cultura popular, com o grupo Coco de Tebei. Na terceira edição do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), premiou vencedores nas categorias Dramaturgia e Cultura Popular entre projetos de todas as macrorregiões do Estado. Através de projeto inscrito pelo Secretário Municipal de Cultura, Gilson Gomes, Tacaratu foi vencedora no Sertão.

O prêmio que leva o nome do grande dramaturgo Ariano Suassuna é um reconhecimento aos municípios que incentivam e realizam saberes de cultura popular. Além do reconhecimento, o município irá receber a Caravana da Cultura do Mestre Ariano Suassuna que, além de aulas de teatro, contará com exposição sobre a vida de Ariano, sorteio de livros dele e apresentações de O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, obras teatrais de Suassuna. 

O evento é coordenado pela própria família de Ariano, que faz questão de continuar o trabalho do mestre. No evento de premiação, além do Governador Paulo Câmara, estiveram presentes, ainda, o secretário de cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, e Márcia Souto, presidente da Fundarpe.

Parabéns à Secretaria Municipal de Cultura de Tacaratu e ao grupo Coco de Tebei pela valorização da cultura local e pelo reconhecimento obtido com o 3º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia.

O Município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, é uma cidade culturalmente rica e valorizada. Além da Festa de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira do Município, que arrasta milhares de fiéis à cidade no início do ano, os festejos juninos recebem apoio pelo Governo do Estado com a realização do "Reacende a Fogueira", evento cuja edição 2018 terminará hoje (29), na oitava noite de festa, com apresentação de Juquinha do Forró. 

Saiba mais sobre Tacaratu no Inventário Turístico de Pernambuco (INVTUR-PE) da Empetur, disponível no link http://inventariope.blogspot.com/2017/10/tacaratu-ficha-do-municipio-prefeitura.html


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Prefeitura de Tacaratu

Nenhum comentário:

Postar um comentário