sexta-feira, junho 29, 2018

Prefeita de Petrolândia, Janielma Souza denuncia abandono dos perímetros irrigados Apolônio Sales, Barreiras e Icó Mandantes pelo Governo Federal


Prefeita Janielma Souza em evento realizado nesta sexta (29) (Foto: Assis Ramalho)

Como legítima representante do povo de Petrolândia, manifesto nossa total indignação com a Codevasf pelo abandono, sem prévio aviso, dos perímetros irrigados que fazem parte do Reassentamento Itaparica, comprometendo a vida de mais de 20.000 pessoas que dependem direta e indiretamente da água para produção de hortifrutigranjeiros. A agricultura irrigada é à base da economia não só de Petrolândia, mas de toda nossa região.

Pior que isso, o abastecimento de água para consumo humano (que é responsabilidade da Prefeitura) depende quase que exclusivamente do funcionamento do sistema de irrigação (que é responsabilidade da Codevasf). Deste modo, a partir de hoje milhares de famílias também estarão prejudicadas nas suas necessidades básicas.

Como se não bastasse, a Codevasf está forçando a entrega da operação e manutenção de todos os perímetros irrigados aos irrigantes sem passar pelo necessário processo de co-gestão e, ainda, com débitos de mais R$ 5.000.000,00 de energia elétrica, algumas estações de bombeamento com a energia cortada e o sistema sucateado e necessitando de cerca de R$ 90.000.000,00 (todo Reassentamento Itaparica) para a devida revitalização.

A empresa contratada pela Codevasf que fazia a operação e manutenção teve o contrato suspenso pela própria companhia na data de hoje, sem qualquer aviso prévio a Prefeitura e aos reassentados. Infelizmente o Governo Federal através da Codevasf parece ignorar as conseqüências dessa atitude e ainda se mostra totalmente desprovida de atitude para o dialogo preventivo e corretivo dessa situação.

Mediante a gravidade da situação, convidamos as lideranças de todos perímetros, Sindicato, Pólo Sindical, Vereadores, Secretários, advogados e outras lideranças para estarmos deliberando sobre esse assunto nesse sábado (30), às 17hs, no Centro Cultural de Petrolândia.

Janielma Rodrigues
Prefeita de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário