segunda-feira, agosto 07, 2017

Programa Mãe Coruja lança publicação para comemorar 10 anos

Foto: Flávia Guimarães

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) disponibiliza, em sua biblioteca, a coleção de quatro exemplares, que sintetiza os deságios e a trajetória dos 10 anos do Programa Mãe Coruja. O lançamento dos exemplares foi realizado no dia 13 de junho, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, com as presenças do governador Paulo Câmara e da primeira-dama Ana Luiza Câmara.

Na solenidade, o IPA foi representado por Flávia Guimarães, extensionista e articuladora estadual do programa no Instituto, juntamente com as extensionistas Nayra Oliveira e Izabela Lopes, de Bom Conselho e São Bento do Uma, respectivamente.

“O Mãe Coruja vem mudando a vida de muitas famílias pernambucanas, com importantes conquistas, com reconhecimento internacional”, destaca Flávia. Os impressos foram feitos em parceria com instituições voltadas à primeira infância, a exemplo da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip. Ao todo, 170 mil mulheres e 130 mil crianças já foram atendidas nos 105 municípios pernambucanos contemplados pelo programa.

Coordenado pelo secretário executivo de Comunicação Governamental, Evaldo Costa, o primeiro volume, intitulado “Um olhar histórico e afetivo”, tem como objetivo compartilhar a concepção, os desafios, a trajetória e a experiência do Mãe Coruja desde o seu início, em outubro de 2007, além de histórias de mulheres e crianças que tiveram suas vidas mudadas pelo programa. Já o segundo livro, “Um olhar qualitativo”, traz uma avaliação feita a partir da experiência dos atores envolvidos diretamente ou indiretamente com a atuação do Mãe Coruja.

Na terceira publicação, “Um olhar sobre os números”, foi feita uma avaliação quantitativa do impacto do Programa Mãe Coruja Pernambucana em uma série de indicadores de saúde, tanto das gestantes quanto dos fetos, assim como no primeiro ano de vida da criança.

O quarto e último volume, “Um olhar metodológico”, registra e sistematiza o funcionamento do Mãe Coruja, suas estruturas de governança e mobilização de capacidade técnica, articulação intersetorial e interfederativa, o monitoramento das ações e resultados, sua organização pela efetividade do cuidado, entre outros elementos ”, explicou Paulo Câmara.

SELO - O Selo 10 Anos, lançado no evento de hoje, será entregue às empresas e instituições que contribuíram direta ou indiretamente para funcionamento e sucesso do Programa durante comemoração dos 10 anos, programada para Outubro deste ano.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário