segunda-feira, agosto 07, 2017

Laboratório de solos de Petrolina está entre os melhores do país


O LASP – Laboratório de Solos e Plantas de Petrolina - PE, conquistou o Certificado de Excelência e o Selo de Qualidade do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF 2017. Considerado a mais importante certificação nacional do segmento, o programa que é coordenado pela Embrapa Solos (RJ), em convênio com a Universidade da Carolina do Norte (EUA), avaliou a qualidade analítica de 153 laboratórios em 25 estados brasileiros.

Figurando entre os melhores laboratórios do país desde 2015, quando conquistou pela primeira vez o selo PAQLF, a equipe do LASP comemorou bastante a premiação. “O certificado tem validade de um ano e permite a utilização do selo que garante nacionalmente a confiabilidade dos produtores agrícolas em relação aos resultados para uma recomendação de adubação segura. Resultados com rapidez, segurança e eficiência”, analisa José Gualberto de Almeida, presidente da Valexport - associação que administra o laboratório há 19 anos, em convênio com o IPA - Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária e a Embrapa Semiárido.


O dirigente adiantou ainda que o LASP oferece ao produtor rural e também a instituições financeiras a validação de análise, que é uma ferramenta indispensável para aprovação de programas de financiamento e custeio de lavouras.

De acordo com a técnica responsável, Michelle Rocha, o LASP vem desenvolvendo um trabalho determinante para as boas safras e o desenvolvimento da agricultura irrigada no Vale do São Francisco e também nos estados do Ceará e Piauí. “Uma equipe afinada de profissionais em química, técnicos agrícolas, biólogas e área administrativa desenvolve análises de fertilidade do solo, tecido vegetal, composto orgânico, esterco e avaliação de fertilidade de gemas. Equipamentos de última geração, a exemplo do espectrofotômetro e um fotômetro de chama permitem o atendimento mensal de 1.500 produtores”, pontua Michelle.

Exportações

Para o presidente do IPA, Gabriel Maciel, a conquista pelo segundo ano do Selo de Qualidade PAQLF também representa um avanço em relação às normas dos programas de qualidade para exportação. “Com análises químicas feitas quase que totalmente automatizadas para avaliação do potencial dos solos, recomendações de adubação equilibradas e econômicas os produtores vem alcançando altos rendimentos, inclusive aqueles que precisam cumprir exigências de mercados internacionais”.

Ainda segundo Maciel, “esse tipo de parceria é uma prioridade do Governador Paulo Câmara, para atender, com qualidade e eficiência os produtores do Vale do São Francisco, responsáveis por 94 por cento da exportação de manga e 99 por cento da exportação de uva do Brasil”, concluiu.

Mais informações: (87) 3863-1245 / (87) 9 8808-9465
lasp@valexport.com.br
Fanpage: @laboratoriolasp
Rua J, s/n Quadra G- Distrito Industrial – CEP: 56.308-436 – Petrolina-PE.

CLAS Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário