segunda-feira, agosto 07, 2017

Incra participa de colóquio internacional da FAO sobre acesso à terra pelas mulheres


O Incra participou do Colóquio Internacional “Governar a Terra em Igualdade”, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em Assunção do Paraguai, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de agosto). O evento busca apresentar os avanços obtidos por mulheres de comunidades rurais, camponesas e indígenas no acesso igualitário à terra e ao direito legítimo de posse de propriedades.

Segundo a organização do colóquio, os debates buscaram estimular a participação feminina nas decisões de governança fundiária e identificar ações que possam ser replicadas em países da América Latina e do Caribe. No fim do encontro, foi apresentado um plano de trabalho para monitoramento e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Experiência brasileira

O Incra apresentou as iniciativas implementadas no âmbito da reforma agrária para estimular o protagonismo feminino e a discussão de gênero. A primeira delas se refere à titularidade dos lotes da reforma agrária no país. Atualmente, 35% deles – cerca de 350 mil – estão registrados em nome de mulheres.

Outro ponto destacado na apresentação da autarquia diz respeito à política de crédito, em especial ao Fomento Mulher. Desde 2015, esta modalidade de financiamento beneficiou 15.500 assentadas da reforma agrária, em um investimento de R$ 46,5 milhões.

Para o presidente do Incra, Leonardo Góes, a participação da autarquia no evento despertou a atenção de governos da América Latina e do Caribe, além de entidades da sociedade civil. “A titularidade dos lotes em nome das agricultoras familiares e a experiência do Fomento Mulher mostram que a autarquia busca privilegiar o protagonismo feminino na reforma agrária. Ainda há muito o que ser feito, mas o Brasil registra avanços importantes na questão”, ressaltou.

INCRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário