quinta-feira, agosto 03, 2017

Do It! Challenge desafiou jovens brasileiros a desenvolverem soluções para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Projeto foi co-organizado pela consultoria Eureca! e AIESEC Brasil

Todos os projetos finalistas do Do It! Challenge, iniciativa que desafiou jovens de todo o Brasil na busca por soluções para três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) participaram do evento Youth Speak Fórum entre os dias 24 e 25 de julho. No Brasil, a ação foi organizada pela Eureca!, consultoria especializada em conectar a energia jovem com o mundo do trabalho e a AIESEC Brasil, movimento mundial formado por lideranças jovens.

Os objetivos propostos pela ONU são de construir um mundo mais saudável e sustentável com projetos desenvolvido por jovens com a intenção de fazer a real diferença, resolvendo os grandes problemas da sociedade atual. Os temas escolhidos para o desenvolvimento dos projetos no Brasil foram: Fome Zero, Educação de Qualidade e Igualdade de Gênero.
Após os processos de inscrição e votação online, na última fase do processo, os três projetos mais votados de cada ODS foram para uma etapa presencial em São Paulo. Os nove finalistas participaram do YouthSpeak Fórum, evento responsável por trazer esses jovens, juntamente com líderes globais para a gerar novas ideias que irão impactar o mundo e seu futuro. Entre palestras e workshops, os jovens apresentaram e prototiparam seus projetos para uma banca de especialistas e para todos os presentes no Fórum. Apenas um de cada categoria foi escolhido.

Os vencedores de cada categoria foram: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltado para Educação, Maria Luiza França, 17, de Pernambuco, com seu projeto de educação ambiental inovadora nas escolas. Seu estudo pretende trazer para os alunos, aulas práticas e sustentáveis fazendo com que eles se interessem mais pelo assunto a ser tratado com a ajuda das tecnologias e inteligência artificial. Da ODS de Fome Zero, Enrico Terra, 20, do Rio de Janeiro, realizou um projeto de combate à desnutrição infantil, oferecendo prevenção para problemas com um kit de ajuda. Da ODS de igualdade de gênero, Rayane Bernardes, 24, de Minas Gerais, com seu estudo que acredita que a autonomia financeira de uma mulher, a conciliação da maternidade com a vida profissional de uma forma que beneficie mãe e filho e a capacitação de mulheres são formas de contribuir para a igualdade.

Cada um dos vencedores receberam como prêmios sessões de coaching e mentoring, um intercâmbio social oferecido pela AIESEC, dinheiro para investimento no projeto e também receberam uma facilitação profissional oferecida pela Eureca!, onde poderão pular algumas etapas de alguns dos processos seletivos em andamento.

Sobre a Eureca!

A Eureca!, consultoria especializada em conectar a energia jovem com o mundo do trabalho, fundada em 2011, auxilia as empresas a se posicionarem entre as mais desejadas para um jovem iniciar sua carreira. Já impactou mais de 3 milhões de jovens, por meio da sua comunicação, possuem mais de 120 mil universitários cadastrados em sua plataforma e já desenvolveu mais de 50 projetos que incluem experiências, entre processos de seleção, programas de desenvolvimento, visitas e conversas com líderes inspiradores, em empresas como Globo.com, HSM, Natura, Fast Shop, 3M, Pernambucanas, Sodexo e Pepsico. Além dos processos seletivos, a empresa conta com iniciativas que irão durar o ano todo, como o Prêmio Valuable Young Leaders, realizado em co-parceria com a Harvard Business Review Brasil e o Conexão, realizado em co-parceria com a HSM, com edições mensais em diversas empresas como: Mc Donald’s, NuBank, Gol - linhas aéreas, entre outras.

Fala Criativa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário