segunda-feira, março 20, 2017

Petrolina: Programa municipal incentiva produção de espécies forrageiras nativas


A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural e Irrigação, iniciou na semana passada uma parceria com viveiristas do município para a produção de mudas nativas forrageiras resistentes às condições do semiárido.

A iniciativa visa incentivar e fortalecer os agricultores da região a produzir espécies que sirvam de alimento para o rebanho, principalmente, nos longos períodos de estiagem, a exemplo da maniçoba, faveleira, gliricídia, palma forrageira, mandioca, sorgo granífero, melancia forrageira e o guandu.

Segundo o secretário executivo André Jackson, o programa contribuirá de forma bastante marcante para uma mudança do sistema exploratório das áreas dependentes de chuvas. “É importante destacar que na maioria das atividades relacionadas a criação de animais e, principalmente no semiárido dependente de chuvas, o fator mais limitante é o alimento e o alto custo da ração industrializada. Estamos desenvolvendo essa ação com vistas à adoção das práticas de conservação e estocagem de alimentos utilizando a fenação e silagem em tempos de seca”.

Ainda segundo o secretário executivo, nessa primeira fase, estão sendo produzidas mais de 9 mil mudas de maniçoba, que no final de 2017, serão distribuídas com as associações de agricultores do município que estiverem previamente cadastradas pela Secretaria.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário