segunda-feira, março 20, 2017

Após seis dias, professores da rede estadual suspendem greve em PE

Decisão foi tomada nesta segunda (20), após assembleia do sindicato da categoria. Aulas nas 94 escolas paralisadas em todo o estado são retomadas na terça (21).

Em Pernambuco, os professores da rede estadual decidiram suspender a greve iniciada na quarta-feira (15), durante o ato contra a reforma da Previdência. A decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) foi tomada após reunião na tarde desta segunda-feira (20). Com isso, as 94 instituições estaduais de ensino do estado que estavam sem aulas voltam à normalidade a partir da terça-feira (21).

De acordo com o presidente do Sintepe, Fernando Melo, a mobilização local foi encerrada para aguardar a resposta do Governo de Pernambuco acerca das reivindicações apresentadas pela categoria. “O governo tem um prazo para responder à nossa pauta, entregue no dia 8 de março. Vamos aguardar um mês por essa resposta”, explica o sindicalista. Uma das reivindicações dos profissionais é o reajuste salarial de 7,64%.
Ainda segundo Melo, a suspensão da greve busca acompanhar a movimentação das centrais sindicais em todo o país. “A mobilização do dia 15 de março foi avaliada positivamente e, a partir dessa análise, haverá uma nova organização para discutir coletivamente se será feita uma greve geral em abril”, comenta o presidente do Sintepe.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as escolas que estavam com as aulas suspensas correspondem a 9% das 1.049 instituições de ensino de todo o estado.

Protestos

Na quarta (15), a categoria participou de uma mobilização nacional contra a reforma da Previdência, proposta pelo governo federal. Durante a manifestação, os integrantes realizaram passeatas e chegaram a interditar vias no Recife e em outras cidades do país.

Na sexta (17), a categoria também realizou uma nova passeata pelas ruas da capital pernambucana para protestar contra os mesmos motivos do ato anterior. Participaram do ato professores filiados a outras cinco entidades sindicais: o Sindicato dos Professores do Recife (Simpere), o Sindicato de Professores da Rede Municipal de Olinda (Sinpmol), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Cabo de Santo Agostinho (Sintec) e o Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro).

Greves municipais mantidas

Procurado pelo G1, o Sindicato dos Professores do Recife (Simpere) informou que realizou uma assembleia na manhã desta segunda-feira (20) e, durante a reunião, os profissionais optaram pela manutenção da greve na capital pernambucana. Na quarta (22), haverá uma nova discussão entre a categoria para definir os rumos da paralisação.

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinproja) também mantém a paralisação de escolas até a quarta (22), data em que haverá uma reunião para definir se a greve será mantida. A reportagem também tentou contato com os sindicatos dos professores do Cabo de Santo Agostinho e de Olinda para checar se as mobilizações estão mantidas, mas não obteve retorno às ligações.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário