quinta-feira, janeiro 26, 2017

Petrolândia: Campanha Janeiro Branco propõe reflexão sobre saúde mental e emocional

Em Defesa da Saúde Mental a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia, por meio do CPAS, inicia o ano trabalhando e discutindo o tema. Cuidar da saúde mental é essencial ao bem-estar integral do indivíduo, pois afeta diretamente a vida, os relacionamentos, as atividades e o convívio social

Durante a semana de 23 a 27 de janeiro de 2017 o CAPS Nova Mente está realizando a campanha voltada à promoção da Saúde Mental nas vidas das pessoas e a democratização em meio a humanidade, dos conhecimentos relacionados a Campanha Janeiro Branco com o objetivo de chamar a atenção das pessoas sobre a Saúde Mental, realizando palestra nas Unidades Básicas de Saúde e atividades físicas , atendimentos psicológicos e atividades manuais aos pacientes que frequentam o CAPS.

Atualmente os transtornos mentais afetam pessoas de todas as idades, culturas e perfis socioeconômicos. Estudos apontam que cerca de 20% da população mundial terá um problema ou distúrbio mental em algum momento da vida. A depressão, por exemplo, já é considerado o mal do século e o segundo maior problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) calcula que mais de 40 milhões de pessoas têm algum distúrbio mental. A previsão é de que nos próximos anos, 10% das mulheres e 6% dos homens terão algum episódio depressivo. Além da depressão, outras doenças psiquiátricas também se tornaram conhecidas dos brasileiros, como os transtornos de ansiedade, a bipolaridade e a síndrome do pânico e etc.

Em Defesa da Saúde Mental a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia, por meio do CPAS, inicia o ano trabalhando e discutindo o tema. Cuidar da saúde mental é essencial ao bem-estar integral do indivíduo, pois afeta diretamente a vida, os relacionamentos, as atividades e o convívio social. Portanto, falar de saúde mental é falar também de qualidade de vida. “Mente sadia em um corpo sadio”. Não há como cuidar da saúde física e abrir mão da saúde mental. São dimensões que se completam e harmonizam. Se houver algum problema, mesmo o mais leve, é necessário buscar assistência para prevenir complicações futuras.

O Caps Nova Mente fica situado na Rua Maria Das Dores Sobreira, quadra-12, e seu horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 s 17h.

Prefeitura de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário