quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Jatobá: Prefeitura promove oficina de formação para professores de ensino infantil da rede municipal

Foto: Ascom Prefeitura de Jatobá

A Prefeitura de Jatobá, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, em parceria com os programas Cooperjovem e Sescoop, realizaram na última sexta-feira (19), no auditório da Escola Municipal Professora Djanira Dória, oficina de formação com os professores do Ensino Infantil do município. 

A Secretaria de Educação Edjane Gomes fez abertura da programação, falando da importância do processo de formação contínua dos professores da rede municipal, e que a prefeitura não vem medindo esforços neste sentido e aproveitou o momento para parabenizar a coordenação dos programas envolvidos e todos os professores do Ensino Infantil. 

A Coordenadora Estadual Madalena Nascimento também se pronunciou elogiando a secretaria de educação pelo excelente trabalho em prol dos educadores do município, capacitando-os e formando-os. 

Durante a programação houve a ministração da oficina pela professora Lídia da cidade de Santa Cruz/PE. Foi um dia bastante produtivo e significante para nossa educação infantil, pois é base de tudo, ou seja, o alicerce da futura geração jatobaense. 

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, deu total apoio ao evento, desde a estrutura, local, lanche, almoço, material didático, sorteios de mochilas e agendas dos programas parceiros etc. Destacamos também o envolvimento das escolas municipais para o sucesso da formação. 

A atual administração municipal vem tratando este tema como uma das prioridades do governo, não tem como falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores que já vem sendo considerada, juntamente com a formação inicial, uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação. 

A escola está desempenhando vários e novos papéis na sociedade atual, este vem sendo um campo de constante mutação, e o professor tem um papel central: é ele o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos. O professor precisa também estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração que nunca esteve tão em contato com novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento (o que inclui a internet), como hoje. Esta formação continuada, conforme, não se esgota somente em um curso de atualização, mas deve ser encarada como um processo, construído no cotidiano escolar de forma constante e contínua. Uma nova proposta de epistemologia da docência dada pela prática de bons profissionais é a perspectiva do professor reflexivo. É uma prática que vem ganhando bastantes adeptos e que enfrenta alguns obstáculos, mas que é necessária para uma prática docente eficaz.

Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá/Portal Jatobá

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