quinta-feira, outubro 29, 2015

Governador e bancada baiana se reúnem com presidente do TCU pela Fiol

Reunião no TCU (Foto: Assessoria)

O governador Rui Costa, acompanhado de senadores e deputados federais da bancada baiana, se reuniram na manhã desta quarta-feira (28) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, para debater o rumo das obras da Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol). O encontro decorre de uma recomendação do TCU à Valec de que avalie concluir somente o trecho entre Ilhéus e Caetité do modal.

De acordo com o deputado Afonso Florence (PT-BA), coordenador da bancada do partido no estado, a conversa foi frutífera diante da exposição feita pelo governador. Ele descreveu a abordagem como explicativa do valor estratégico da ferrovia para a Bahia e para a economia de todo o Brasil.

“[Rui Costa] foi muito persuasivo. E nós tivemos a oportunidade de registrar a posição das bancadas do PT na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Isso foi inclusive aludido pelo presidente do TCU ao término da sua fala. Acho que foi uma reunião muito positiva e existe uma expectativa de que, a partir das respostas apresentadas pela Valec, o TCU venha a deferir todos os procedimentos licitatórios e de execução orçamentária”, resumiu.

Rui Costa assentiu na avaliação positiva do encontro e relatou comprometimento com a condução mais positiva do processo por parte de Cedraz. Segundo ele, a participação de deputados e senadores como mediadores de uma solução para o problema é importante. O presidente, por sua vez, reafirmou a disponibilidade em alcançar um denominador comum.

Afonso Florence lembrou o ano de 2013, quando ocupou o cargo de relator da comissão especial da Comissão Mista de Orçamento e viu o mesmo TCU recomendar a paralisação das obras da Fiol. Entretanto, a atuação do deputado junto ao tribunal garantiu a continuidade da construção. Segundo ele, a presença maciça da bancada na reunião foi importante na condução política do processo e no preenchimento dos requisitos de legalidade e transparência exigidos pelo órgão.

Assessoria de Imprensa Deputado Federal Afonso Florence

Nenhum comentário:

Postar um comentário