terça-feira, setembro 22, 2015

Operação da CPRH recupera mais um pintor-verdadeiro

Pintor-verdadeiro: pássaro endêmico da caatinga, em risco de extinção (Fotos: Divulgação/CPRH)
A campanha Voo Livre faz parte da programação da Semana da Fauna, realizada pela CPRH, que vai até a próxima sexta-feira (25)

A Operação Voo Livre, realizada por técnicos do setor de fiscalização Florestal da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em ação conjunta com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente ( Cipoma), resgatou mais um exemplar do pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), pássaro endêmico da região Nordeste,que figura na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O segundo resgatado em menos de uma semana. Desta vez, a apreensão foi no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife ( RMR). Na semana passada, um exemplar do pintor-verdadeiro foi encontrado pela equipe, em uma gaiola, no município de Xexeu, na Mata Sul.

“Nós resgatamos, em apenas três dias, 82 pássaros silvestres que estavam criados em gaiolas. As pessoas precisam se conscientizar que, embora as penas e o canto dos pássaros sejam encantadores, mantê-los presos é prejuízo ao meio ambiente, e se constitui em crime ambiental”, alertou o chefe do setor Florestal da CPRH, Thiago Costa Lima. De acordo com Lima, é comum a resistência das pessoas à entrega dos pássaros e a justificava de que os mesmos estão bem cuidados. “Mesmo assim, lembramos que o melhor lugar para os animais silvestres é no seu habitat natural, onde eles são livres. Quem gosta de prisão?”, argumentou. Dentre os pássaros resgatados estavam, além do pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), caboclinho (Sporophila bouvreuil), canário (Sicalis flaveola), azulão (Cyanoloxia brissonii), sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), sibito (Coereba flaveola) e papa-capim (Sporophila caerulescens). Desde o início deste ano, o Setor de Fiscalização Florestal da CPRH contabilizou quase mil animais resgatados.

A campanha Voo Livre faz parte da programação da Semana da Fauna, realizada pela CPRH, que vai até a próxima sexta-feira (25), com ações que incluem fiscalizações, palestras, teatro ambiental, trilha ecológica e jogos. “Estamos tentando envolver um público diversificado: desde crianças até aqueles que vão abastecer os seus veículos. Em postos de combustíveis do Recife, arte-educadores estão distribuindo um cordel que fala sobre o pintor-verdadeiro. É uma parceria com o Sindicombustíveis, como o objetivo de promover a informação ambiental. Enquanto o veículo é abastecido, o condutor é levado a pensar no meio ambiente”, declara a diretora presidente da CPRH, Simone Souza. A programação completa da Semana da Fauna está disponível no portal da Agência: www.cprh.pe.gov.br

Núcleo de Comunicacão Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário