sábado, agosto 15, 2015

Encontro regional de ADs em Petrolina orienta a unir forças em tempos de crise

Em novembro deverá acontecer o encontro estadual dos ADs em Pernambuco, culminando todos os encontros regionais e fechando o ciclo deste ano.

Nesta semana, nos dias 10, 11 e 12, o município de Petrolina sediou o 7° Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento (AD), que integrou todas as cidades pernambucanas que compõem a região do São Francisco. O encontro, organizado pelo Sebrae-PE, reuniu os ADs de oito cidades, membros da gerência do Sebrae estadual e da unidade de Petrolina, da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Ad Diper), além de vários representantes da Administração Municipal, que também é parceira do evento.

O objetivo principal do encontro é capacitar os Agentes de Desenvolvimento e promover uma integração entre as entidades que promovem o desenvolvimento regional, voltado às micro e pequenas empresas. Para tanto, foram realizadas visitas técnicas a projetos da Gestão Julio Lossio (como a Agência Municipal do Empreendedor, a Central de Cursos e o Centro de Artes e Esportes Unificados), conferências, oficinas e palestras temáticas com os participantes.

De acordo com o analista de políticas públicas do Sebrae-PE, Fernando Clímaco, 99% das empresas do país se enquadram na categoria de micro e pequena empresa, estatística que, na sua avaliação, reforça a importância de se articular todos os esforços para garantir a sustentação das mesmas. “As parcerias e diálogos que estamos promovendo são muito positivas para consolidar a atuação dos ADs nos municípios, e tornar o ambiente de negócios nos municípios mais favorável aos pequenos”, destacou.

Especialmente neste momento delicado da economia, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, Jorge Assunção, reforça que a capacitação dos ADs auxilia a investir de forma correta e não dispersar se algo não deu certo.

“Aprendemos como buscar alternativas e como é importante ter persistência e credibilidade para que um negócio dê certo. Através de dinâmicas interativas, nos foi proporcionada uma maior concentração do aprendizado, além de uma forma inteligente e lúdica de se discutir o desenvolvimento”, avaliou o secretário.

A analista do Sebrae Petrolina, que também participou da organização do evento, destaca que as palavras de ordem do momento são conhecer, planejar e unir forçar para garantir um desenvolvimento eficaz. Por isso, para fortalecer esta integração, no mês de novembro, deve acontecer o encontro estadual dos ADs em Pernambuco, culminando todos os encontros regionais e fechando o ciclo deste ano.

Ricardo Alves/Ascom SEDES/Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário