quinta-feira, maio 21, 2015

Petrolândia: Faltam dez dias para fim da campanha de vacinação contra febre aftosa

Em Petrolândia, adquira a vacina na Agroshop Farmácia e Petshop. Mantenha seu rebanho sadio e evite multas e prejuízos.

Faltam apenas dez dias para o encerramento da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa. Até o dia 31 de maio, todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser imunizado. Mesmo com o status de área livre de febre aftosa com vacinação é preciso continuar protegendo os animais da doença. 

O produtor deverá adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. Em Petrolândia, a vacina pode ser adquirida na Agroshop Farmácia e Petshop, organização de Dr. Tony Ferraz.

A vacina deve ser conservada em gelo e para evitar o estresse dos animais, deverá ser aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde. Animais recém-nascidos também devem ser imunizados. O criador que não vacina fica impedido de tirar a GTA e não pode se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60,00.

O que é febre aftosa?


A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes. Os principais sintomas são: febre, ferimentos na boca, garganta e na pele ao redor dos cascos. Os animais ficam bastante debilitados, produzindo muita saliva, parando de andar e comer. Os países afetados pela doença sofrem severas perdas econômicas devido à diminuição e desvalorização de seus produtos de origem animal, assim como por limitações no mercado internacional.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Adagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário