quinta-feira, maio 21, 2015

Plenária do CBHSF para debates sobre Bacia do São Francisco começa hoje em Petrolina


Tem início hoje (21), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a XXVII Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O encontro, com encerramento amanhã, reunirá todos os 62 membros do colegiado do CBHSF para debater, entre outros assuntos, o tema central “Crise hídrica: a difícil travessia de 2015”. O evento acontece no Quality Hotel.

O debate proposto servirá para aprofundamento das discussões sobre o acirramento, neste ano, da grave situação hídrica do país, como a estiagem no Nordeste e a crise de abastecimento em grandes centros urbanos, e que atingem duramente a bacia do Velho Chico. Também estão previstas, durante o encontro , apresentações das ações realizadas pelas quatro Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), análise do processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio São Francisco, a segunda edição da campanha do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico (3 de junho), debates sobre os efeitos da estiagem no âmbito da bacia hidrográfica, entre outros temas, como a preocupação do Comitê com os impactos ambientais provocados pelas variações da vazão do rio.



Para a conferência de abertura, que acontece às 10h de hoje e destaca o tema central da plenária, foram convidados representantes da Agência Nacional das Águas (ANA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Articulação São Francisco Vivo.

Petrolina - De acordo com o CBHSF, a cidade de Petrolina, situada às margens do rio São Francisco, foi escolhida pela sua importância social, cultural e histórica para a bacia, sendo um dos centros de desenvolvimento econômico, a partir da utilização das águas do rio para atividades produtivas como agricultura e pesca, além do rico potencial artístico e turístico que também se relaciona com a dinâmica do São Francisco.

Blog de Assis Ramalho com informações do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário