quinta-feira, maio 21, 2015

Codevasf ajuda agricultores familiares do sertão de Pernambuco a superar efeitos da estiagem

Foto: Divulgação/Codevasf

Agricultores familiares do sertão de Pernambuco estão agora mais estruturados para desenvolver suas lavouras e melhor superar os efeitos da estiagem prolongada. Eles foram equipados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com três tratores agrícolas e implementos como grades e arados, maquinário que ficará à disposição de associações de produtores das comunidades rurais de Campo Verde e Poção, em Afrânio, e Sítio Serra Nova, em Bodocó. O investimento na ação, R$ 450 mil, é oriundo do Orçamento Geral da União destinado à Codevasf por emendas parlamentares.

Os equipamentos foram entregues pelo superintendente da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar, no perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, gerido pela Companhia em Petrolina. “Com os tratores, as associações têm a possibilidade de mecanizar a sua terra para, na hora que vier uma chuva, preparar o solo e o plantio no momento certo. Com certeza vai ser um avanço e um incremento maior na economia dessas localidades”, frisou o superintendente.

“Esse equipamento vai ajudar muito a agricultura familiar e a nossa pecuária”, atestou o presidente da associação dos moradores do Sítio Campo Verde, Adailson Gerson de Brito, informando que, enquanto não vem a chuva, os tratores serão usados pelos agricultores para transporte de materiais e insumos. “O trator de pneu facilita a agricultura na área de sequeiro, porque as chuvas são poucas e a gente perde muito tempo por falta de um trator para o preparo do solo”, destaca José Nilton, presidente da associação do Sítio Poção.

Para Bodocó, que tem forte inserção na produção de leite e mandioca no sertão pernambucano, a chegada do trator irá contribuir para que as mais de 40 famílias do Sítio Serra Nova possam trabalhar e ampliar a produção local, acrescentou o presidente de honra da associação local de agricultores, Hermes Mariano.

O gerente regional de infraestrutura e desenvolvimento da Codevasf em Pernambuco, Gervilson Duarte, revelou que, em breve, outros municípios receberão mais 14 equipamentos. De acordo com ele, Serra Talhada, Petrolândia e Petrolina estão na lista para serem os próximos municípios com associações de agricultores familiares beneficiadas.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário