quinta-feira, março 19, 2015

Fernando Bezerra Coelho cobra do Governo editais dos ramais do Entremontes e Agreste

Fernando anunciou desejo de ser o "Senador das Águas" (Foto: Geraldo Magela)

Durante a campanha eleitoral de 2014 o então candidato Fernando Bezerra Coelho (PSB) afirmou que gostaria de ser o “Senador das Águas”, trabalhando para universalizar o acesso em Pernambuco. Hoje (19/03) Fernando voltou a cobrar do Governo Federal a publicação dos editais e contratação das obras dos ramais do Agreste e Entremontes, que irão abastecer Agreste, Sertão Central e do Araripe. Ele também defendeu a conclusão das obras da transposição do São Francisco.

“Trata-se de um dos maiores projetos de integração de bacias hidrográficas do mundo. O empreendimento irá garantir a segurança hídrica a 12 milhões de habitantes, em 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, com extensão de 477 km organizados em dois Eixos de transferência de água - Norte e Leste”. Ele destacou que, segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o empreendimento apresenta 73% de execução física, sendo o Eixo Leste conta com 71% de execução e o Eixo Norte com 74%.

O senador lembrou que no próximo domingo, 22/03, será celebrado o Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU em 1992. Fernando defendeu o manejo racional dos mananciais, com foco no trinômio Água, Energia e Alimentos. Confira abaixo, na íntegra, o pronunciamento de Fernando Bezerra Coelho.

DO SENADOR FERNANDO BEZERRA COELHO (PSB – PE)

Senhor Presidente,

Senhoras Senadoras, Senhores Senadores,

Tenho a honra de ocupar esta tribuna para tratar de um tema especial e prioritário para minha ação parlamentar, a água, em especial, considerando o dia dedicado a tão importante matéria, dia 22 de março.

O dia da água foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 22 de março de 1992. Desde então, o dia é objeto de reflexões e campanhas realizadas em todo o planeta sobre uma maior conscientização do uso e manejo adequado da água, buscando soluções para um melhor equilíbrio entre oferta e demanda.

A cada ano, a ONU define um tema específico para o dia da água. Para este ano o tema definido foi “Água e Desenvolvimento Sustentável”. Nos anos anteriores foram escolhidos como temas: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.

Todos os temas abordados nos últimos anos permanecem atuais e desafiadores para a nossa e as futuras gerações. Como Senador da República, representante do Estado de Pernambuco e do Nordeste, o tema água será tratado como prioritário no meu mandato.

Nosso país possui algo em torno de 12% a 16% da água doce disponível no mundo, colocando-nos, aparentemente, em situação confortável, o que não ocorre na prática. A água, no Brasil, é mais abundante na região Norte, onde temos uma população mais escassa em relação ao restante do país. 70% da população brasileira vive no litoral e nas regiões Nordeste e Sudeste, na qual vários centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, enfrentam dificuldades de abastecimento de água.

Especialistas apontam a crise hídrica no país a, sobretudo, dois fatores: efeitos do aquecimento global e falta de investimentos em obras hídricas estratégicas.

Senhoras e Senhores,

Na noite de terça-feira, em sessão do Congresso Nacional, foi votada e aprovada a Lei Orçamentária Anual. Quero aqui apresentar meus votos de parabéns pelo trabalho e dedicação do Senador Romero Jucá, relator geral da peça orçamentária.

Em um ano de retração econômica, com redução dos investimentos, faço um apelo ao Governo Federal para que as obras de infraestrutura hídrica não sofram com as medidas de contingenciamento a serem anunciadas logo após a sanção da Lei Orçamentária.

Como afirmei nesta tribuna em ocasião anterior, a escassez de recursos hídricos atinge todo o país. Enquanto que a região nordeste enfrenta mais um ano de seca - o quarto ano da estiagem mais severa dos últimos 80 anos -, a população da região Sudeste também sente os efeitos da escassez de água, situação que, tendo em vista a forte dependência da geração hidráulica de energia elétrica, afeta toda a população brasileira, com os fortes e sucessivos aumentos no custo da energia.

Em recente pronunciamento realizado nesta tribuna, o ilustre Senador Jorge Viana trouxe informação de que nenhuma das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte inaugurou um novo manancial ou represa de grande porte nos últimos 22 anos. No mesmo período, a população desses centros cresceu mais de 16%, chegando a quase 20 milhões de pessoas.

O Brasil passou muito tempo parado, sem realizar grandes obras e investimentos estruturadores. O Programa de Aceleração do Crescimento é uma boa iniciativa para tirar do papel obras importantes, gerando empregos e desenvolvimento.

Em face da retração econômica, defendi em audiência pública realizada terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos, com a presença do Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que, em vez de anunciar nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento, o Governo Federal deveria priorizar as ações dos PACs 1 e 2, pendentes de conclusão, dando ensejo a um grande Programa de Sustentação do Emprego.

Na minha região, por exemplo, as obras da Transposição do Rio São Francisco precisam ser aceleradas. Trata-se de um dos maiores projetos de integração de bacias hidrográficas do mundo. O empreendimento irá garantir a segurança hídrica a 12 milhões de habitantes, em 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, com extensão de 477 km organizados em dois Eixos de transferência de água - Norte e Leste.

Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o empreendimento apresenta 73% de execução física, sendo certo que o Eixo Leste conta com 71% de execução e o Eixo Norte com 74%.

Para o seu pleno funcionamento o Projeto de Integração do Rio São Francisco engloba, também, obras complementares estratégicas para os Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, como os Ramais do Agreste e Entremontes e a Adutora do Agreste, Vertentes Litorâneas, Cinturão das Águas Cearenses e o Ramal do Apodi.

Estão em execução a Adutora do Agreste, em Pernambuco, Vertentes Litorâneas, na Paraíba e o Cinturão das Águas Cearenses, no Ceará. Trata-se de obras fundamentais para o desenvolvimento regional, que não podem – de forma alguma - sofrer redução de ritmo em decorrência da crise econômica. Ao contrário, devem ser priorizadas e aceleradas.

Aproveito o ensejo para, mais uma vez, solicitar do Governo Federal a adoção de medidas para agilizar os procedimentos necessários aos lançamentos dos editais e contratação das obras dos Ramais do Agreste e de Entremontes, em Pernambuco.

O primeiro ramal, derivado do Eixo Leste da Transposição, levará água para a Adutora do Agreste, em execução, região com o maior déficit de água do país.

O segundo Ramal, derivado do Eixo Norte, levará água para os sertões Central e do Araripe do Estado, interligando os açudes do Chapéu e Entremontes, proporcionando, além de água para o consumo humano, o aproveitamento de mais de 30.000 hectares para a agricultura irrigada.

Para se ter uma ideia, Sr. Presidente, a área irrigada total do Estado de Pernambuco, hoje, é estimada em 50.000 hectares. Ou seja, apenas o Ramal de Entremontes, representa 60% do que temos atualmente.

Além dessas obras importantes, atuaremos na defesa de mais recursos para construção de barragens no Agreste, na Zona da Mata Norte, novas adutoras, sistemas de abastecimento na zona rural e o Canal do Sertão Pernambucano.

Defendo ainda, a elaboração de uma grande carteira de projetos de obras hídricas estratégicas para o desenvolvimento do país, contemplando construção de barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração, de modo a garantir a oferta de água para o abastecimento humano, atividades produtivas e geração de energia.

O futuro se discute e é construído agora. Daí porque solicito ao Governo Federal que sejam destinados recursos da ordem de R$ 2 bilhões para a contratação de projetos estratégicos de reservação e adução de água para fazer frente às necessidades do país, de sorte que possamos ter uma carteira nacional de projetos, evitando os improvisos atualmente existentes.

O Brasil precisa de água para garantir o seu desenvolvimento e gerar bem estar para a população. Em comparação com outras nações do mundo o Brasil possui um reduzido consumo relativo per capita de água. Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo em setembro de 2014, a população dos EUA consome 575 litros/dia, Austrália 493 litros/dia, Itália 386 litros/dia, Japão 374 litros/dia, México 366 litros/dia, Espanha 320 litros/dia, Noruega 301 litros/dia, França 287 litros/dia e Brasil, com 187 litros/dia.

Não se trata, aqui, de pretensão de estimular o consumo de água, quando é nosso dever estimular, inclusive, por meio de mecanismos de bônus ao consumidor, e orientar a população a fazer o uso racional e adequado da água e, ao setor produtivo, a adoção de medidas de eficientização.

Os números apresentados têm o objetivo de mostrar que o consumo no Brasil é baixo pela – ainda - falta de acesso à água no país, principalmente das populações mais carentes.

Entendo que a questão da água não deve ser analisada de forma isolada, mas, sim, de forma integrada em um trinômio: Água, Energia e Alimentos.

Gostaria, neste diapasão, de compartilhar com Vossas Excelências breve resumo de artigo publicado na revista Scientific American deste mês, da lavra de Michael Webber, Vice-Diretor do Instituto de Energia da Universidade de Austin, no Texas.

No artigo foi relatado que, embora seja claro que a água, a energia e os alimentos sejam essenciais para a vida dos seres humanos, deve-se considerar que estes três recursos globais tem relações interligadas, o que muitas vezes não se reflete no planejamento e nas políticas públicas aplicadas a estes setores. O estudo de Webber destaca a importância de resolver os problemas relacionados a esses recursos através de uma abordagem integrada, em vez de insistir na solução de problemas isolados.

Por fim, na qualidade de membro da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, vou propor que o tema água, em todos os seus aspectos, seja abordado com prioridade neste ano no âmbito da comissão.

Estas, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores, são as considerações que gostaria de fazer quando no próximo domingo, se comemora o dia mundial da água.

Muito obrigado.


Assessoria de Imprensa - Senador Fernando Bezerra Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário