quinta-feira, março 19, 2015

Três Marias sedia consulta pública para atualização de Plano de Recursos Hídricos do Velho Chico

Foto: Wilton Mercês/Ascom CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, em parceria com a empresa portuguesa Nemus Consultoria, iniciou nessa terça-feira (17), no município mineiro de Três Marias, uma série de 12 consultas públicas para atualização do Plano de Recursos Hídricos do Velho Chico, abrangendo iniciativas e ações para o próximo decênio (2016-2025). O objetivo do evento é disponibilizar informações sobre o cenário de uso das águas do São Francisco e debater com as comunidades para que o plano se aproxime, ao máximo, da realidade de quem vive nas diferentes regiões da bacia. Espera-se que o trabalho seja concluído até o final do primeiro semestre do próximo ano.

Na oportunidade, Pedro Bettencourt, diretor da Nemus, apresentou o planejamento das ações previstas para atualizar o plano, entre as quais coleta de dados, mobilizações, consultas públicas, oficinas setoriais e relatórios. A atualização conta com investimento de quase R$ 7 milhões. A expectativa é que o processo, iniciado no final do ano passado, seja finalizado em 18 meses.

O secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, presente ao evento, chamou a atenção para a importância de toda a comunidade sanfranciscana se envolver com as ações para atualização do plano. “Esse será um documento a ser consultado por todos, governos federal, estadual e municipal, assim como pelo setor privado, para possíveis intervenções na bacia”, afirma o secretário.

O uso desordenado do solo, a contaminação do rio por causa das grandes empresas e dos esgotos foram alguns dos temas discutidos pelos cerca de 150 participantes que compareceram à consulta pública. Estiveram presentes representantes de prefeituras, associações, colônias de pescadores, comitês de bacias, escolas e companhias de água, além dos membros do Comitê do São Francisco Eduardo Rigotto, da Companhia de Saneamento (MG); Adenilson Rubim, integrante do Poder Público Municipal; Silvia Freedman, secretária da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco e Renato Constâncio, da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. Compareceu também Ana Cristina Silveira, diretora de Integração da AGB Peixe Vivo, agência delegatária do CBHSF.

>Veja o calendário completo.

Ascom CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário