quinta-feira, março 19, 2015

Autores da TV Globo discutem com Comitê projeto de novela sobre Velho Chico

Roteiristas Edmara Barbosa e Bruno Barbosa Luperi (Fotos: Divulgação/CBHSF)

A Câmara Consultiva do Médio São Francisco realizou na segunda-feira passada, 16/03, em Bom Jesus da Lapa/BA, uma reunião com os roteiristas Edmara Barbosa e Bruno Barbosa Luperi. Os escritores apresentaram a representantes da comunidade e usuários do rio São Francisco o projeto da telenovela Velho Chico, prevista para estrear na TV Globo, em 2016. Com doses de romance e disputa de famílias, o tema central será o rio e sua população, retratando desde pescadores a agricultores, além da figura histórica dos poderosos ‘coronéis’, tendo como pano de fundo a necessidade de preservação das águas são-franciscanas.

Respectivamente filha e neto de Benedito Ruy Barbosa, Edmara e Bruno contarão com a supervisão geral do escritor, que é responsável por grandes sucessos da televisão brasileira, como Pantanal (1990), Renascer (1993) e o O Rei do Gado (1996), todas com enfoque no meio ambiente e na rica biodiversidade brasileira. “Queremos lançar o olhar para o rio São Francisco e chamar atenção para a beleza e riqueza das suas águas e da comunidade que vive à sua margem”, explicou a escritora, que quis ouvir sugestão de moradores e lideranças que lutam pela revitalização do Velho Chico.

O coordenador da Câmara Consultiva do Médio São Francisco, Claudio Pereira, destacou a importância da iniciativa e o fato de o Comitê ter sido convidado a discutir o projeto. “A telenovela faz parte da cultura brasileira e reflete fortemente na vida das pessoas. É uma ótima forma de informar mais pessoas sobre a realidade do rio e suas necessidades”. O coordenador defendeu a importância da telenovela retratar também os conflitos históricos pela posse e uso das águas do rio São Francisco.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário