segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Afogados da Ingazeira entra na rota do projeto "Cinema no Interior"


Afogados da Ingazeira foi uma das cinco cidades sertanejas selecionadas para realizar oficinas de formação de atores, fotografia, roteiro e produção de cinema, dentro das atividades do Projeto “Cinema no Interior”, realizado pela Monserrat Filmes, com recursos da Fundarpe e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. As outras cidades inseridas no circuito foram Serra Talhada, Cabrobó, São José do Belmonte e Belém do São Francisco.

As primeiras oficinas a serem realizadas serão as de formação de atores e de fotografia para cinema, ambas entre os dias 05 e 07 de Março. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura, no Ginásio Desportivo Municipal. Serão oferecidas dez vagas para a oficina de fotografia e 25 vagas para a de formação de atores. Um pré-requisito é a comprovação de residência em Afogados. As inscrições se encerram na próxima Sexta-feira (27).

O “Cinema no Interior” já atua nos outros oito Estados do Nordeste e em alguns países do continente Africano. Segundo release de divulgação do projeto, “mais uma vez o Sertão Pernambucano e seus habitantes vão ganhar as telas de cinema e TV, através de filmes roteirizados, produzidos e protagonizados por eles mesmos”.

Um dos objetivos da iniciativa é a produção de cinco curtas-metragens – um em cada município; a descoberta e aproveitamento de atores locais para o novo longa da Mont Serrat Filmes, a publicação de um livro fotográfico, um DVD contendo todos os curtas produzidos e a realização de uma mostra de cinema, onde será realizado o pré-lançamento dos filmes. Como fruto inicial da parceria com instituições francesas, já nesta edição, o projeto receberá um produtor francês que irá acompanhar todas as etapas e produzir um filme sobre o "Cinema no Interior”.

Todo o material produzido nesta edição fará parte de uma mostra especial que será realizada em novembro de 2015, no Centro Cultural Banco do Nordeste, na cidade de Fortaleza, numa retrospectiva do projeto em sua atuação nos nove estados do Nordeste brasileiro.

Os alunos selecionados para participarem dos curtas-metragens locais serão avaliados e terão prioridade na participação dos testes de elenco para o novo Longa-metragem da Mont Serrat Filmes que tem como preparador de elenco, Christian Duurvoort (responsável pela preparação de elenco de filmes como "Capitães da Areia") e conta participações especiais de atores consagrados como Matheus Nachtergaele, José Dumont, Chico Diaz, Cláudia Ohana, Gero Camilo e Naná Vasconcelos.

Dentre as oficinas, destaque para as roteiro, que serão ministradas pelo Mestre Tairone Feitosa - autor de roteiros como “J.S. Brown, o Último Herói”, “O Homem da Capa Preta”, “A Dança dos Bonecos”, “Luzia Homem”, “Ele, o Boto” e minisséries da TV Globo, dentre outros consagrados trabalhos; as Oficinas de Formação de Atores, que serão ministradas por uma equipe que envolve a professora e preparadora de elenco francesa Morgane Amalia, Paulo de Melo e Adriana Perim. As oficinas de Fotografia e captação de áudio para cinema serão ministradas por Álvaro Severo, Nayara Mendel e Natália Tavares.

Os interessados podem obter maiores informações na Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. 

Confira as datas das próximas oficinas:
Oficina de ROTEIRO - 23 a 28 de março
Produção do filme - 30 de março a 04 de abril

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário