terça-feira, novembro 25, 2014

Petrolândia: INCRA inicia vistorias técnicas aos beneficiários do Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar, no Sítio Sobrado

Beneficiários devem comparecer ao assentamento para assinar um termo confirmando dados cadastrais (Fotos: Assis Ramalho)
Juracy da Cruz, presidente da ABAMA se reúne com beneficiários no Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes
Técnicos agropecuários em reunião com os beneficiários

Nesta segunda-feira (24) técnicos agropecuários e engenheiro agrônomo deram início às vistorias técnicas aos beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes, em implantação no Sítio Sobrado, na zona rural de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Os serviços estão sendo realizados por profissionais da Sementes Assistência Técnica e Extensão Rural em Projetos Agropecuários, empresa terceirizada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

De acordo com Eli José da Silva, técnico em agropecuária da Sementes, a partir desta segunda-feira, todos os beneficiários da Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar (ABAMA) terão que comparecer ao assentamento para assinar o ateste (termo que comprova os dados pessoais do beneficiário). Ainda segundo Eli José, após a assinatura do termo, o beneficiário vai aguardar um chamado para comparecer ao escritório, localizado em Petrolândia, onde o INCRA vai complementar as informações sobre o beneficiário. 

Segundo o técnico em agropecuária, a terceira etapa do processo será a realização de um fórum, com a presença das autoridades do município.

Em reunião com os beneficiários, Juracy da Cruz, presidente da ABAMA, disse que a partir de agora o INCRA terá que arcar com as suas responsabilidades. "Já esperamos demais, agora o INCRA terá que comer na palma das nossas mãos e assumir todas as responsabilidades. Eu creio que a partir de agora as coisas irão ser adiantadas, porque vamos cobrar das autoridades competentes."

Juracy fez críticas ao Superintendente Regional do INCRA, Vitor Hugo. ''Estou raivoso com aquele Vitor Hugo que não tem cumprido com suas promessas de reunião. Ele fala muito, promete muito e não faz nada", desabafou o presidente da ABAMA.

Em março de 2013, em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho, o Superintendente Regional do INCRA em Petrolina, Vitor Hugo, garantiu que até junho daquele ano seria iniciada a construção das casas para as 192 famílias a serem reassentadas no Sítio Sobrado.

Abaixo, reproduzimos as palavras do Superintendente Regional do INCRA em entrevista à nossa reportagem em 11 de março de 2013, após reunião no STR de Petrolândia entre a ABAMA e representantes do INCRA.

Na oportunidade perguntamos se ele confirmava para junho daquele ano, como teria dito na reunião, o início da construção das casas.


''Eu acredito que chegou o momento e a intenção do Incra é de que, até junho, nós estejamos com essa situação definitivamente resolvida, com o início das construções destas casas. Esse prazo foi negociado internamente aqui no Sindicato com a Associação e a comissão de crédito. 'Esse prazo até junho é um prazo que nós estamos nos dando para sermos cobrados por eles. É a solução das RB e início das obras. Porque na verdade um processo desse de construção de 192 casas ele não se esgota em um prazo curto. Ele vai levar um prazo de médio a longo tempo, por que a infra-estrutura lá nessa região (Sobrado) é muito precária. Ainda falta acesso, nós temos uma estrada que foi construída pelo Incra, mas já tem mais de três anos que ela foi aberta, então hoje ela já precisa de reparos. Mas nós garantimos que até junho nós vamos está em pleno início de obra" , respondeu o superintendente do INCRA.

Entenda o caso

Há aproximadamente sete anos atrás, famílias oriundas das comunidades de Mundo Novo, Lagoinha, Piancó, Barriguda e Vila Nova, sítios de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, saíram de suas terras, desapropriadas pela FUNAI. Nesse processo, receberam a promessa do INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agrária de que seriam reassentados em outras áreas do município, através do Programa Nacional de Reforma Agrária. A fim de começarem uma nova vida, foi criado o Projeto de Assentamento Dr Miguel Arraes de Alencar, a ser instalado no Sítio Sobrado, na zona rural em Petrolândia. 

O Governo Federal, através da FETAPE – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco, liberou mais de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) para que o INCRA aplicasse em benefício dessas famílias. Porém, passados quase sete anos do êxodo de suas terras e do recebimento das promessas, a maior parte dessas famílias enfrenta ainda sofrimentos e humilhações. Alguns faleceram, outros entraram em processo depressivo e muitos convivem com a ociosidade, por terem sido retirados do lugar onde viviam e produziam seu sustento.


Notícias relacionadas (clique para ler):
>Petrolândia: Diretoria do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar denuncia falta de continuidade da implantação do assentamento
>Petrolândia: Vereador Rogério Novaes continua preocupado com situação dos beneficiários do Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar
>Diretoria da ABAMA, junto com representantes do INCRA, se reúne com membros da Associação dos Beneficiários do Projeto Dr. Miguel Arraes de Alencar
>Petrolândia: Famílias desesperadas. Após terem as terras desapropriadas pela Funai, há anos enfrentam descaso do Incra para reassentamento
>Petrolândia: Superintendente do Incra estará no município nesta segunda-feira para reunião com Associados da ABAMA
>Petrolândia: Blog entrevista Vitor Hugo, Superintendente do INCRA, após reunião com associados da ABAMA

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário