terça-feira, outubro 07, 2014

Arcoverde é o primeiro município a receber a Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno


A iniciativa da Superintendência de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa acontece durante todo o mês no Estado. Nessa primeira parada as ações são direcionadas aos sertões do Moxotó, Central e Pajeú. Até o fim de Outubro a Caravana irá passar pelas 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco com palestras que ampliam a discussão para o fortalecimento da política da pessoa idosa nos municípios.
No 01 de Outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. E a Superintendência de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa junto com o Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa, CIAPPI, elaborou uma programação especial para todo o mês. Intitulada de “Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno”, as atividades vão percorrer todas as regiões do estado, com a proposta de discutir com os municípios o fortalecimento da política voltada ao público em questão.

A Caravana inicia por Arcoverde, nesta quarta-feira, 08, na Autarquia de Ensino Superior, Aesa, às 08h. Apesar do município sediar a atividade, a discussão é voltada aos sertões do Moxotó, Central e Pajeú, e segue até sexta-feira, 10.

O primeiro dia do evento vai reunir gestores de políticas públicas, prefeitos, promotores de Justiça e dirigentes de Instituições de Longa Permanência, ILPIs. O segundo, Conselheiros da Pessoa Idosa, delegados de polícia, policiais civis e militares, gestores e profissionais de saúde. E o terceiro dia do encontro é reservado para o público idoso da região. Em Arcoverde, o público idoso é de 7.883.

Na sequência a Caravana segue para Garanhuns, (15, 16 e 17); Petrolina, (22, 23 e 24); e, por fim, nos dias 29, 30 e 31, chega a Itamaracá, na RMR. Toda a programação elaborada pela Superintendência toma como base dados do IBGE, que mostram um aumento da população acima de 60 anos em Pernambuco da ordem de 10,9%, acima do percentual do país, que é 9,4%. O que corresponde a 900 mil pessoas idosas no estado.

Tanto a Superintendência, quanto o CIAPPI são órgãos da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Além da Caravana de Direitos Humanos, a programação da Superintendência ao mês do idoso acontece no Hospital Geral de Areias, no Recife, com palestra sobre Prevenção a Violência e Envelhecimento Digno, com a participação do arte-educador, "Cipriano", personagem da cartilha elaborada pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa, CIAPPI.

Assessoria de Imprensa e Comunicação/Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário