terça-feira, novembro 12, 2013

Procon retira azeites com propaganda enganosa de supermercados do RJ

Marcas Figueira da Foz, Tradição, Quinta D'Almeida e Vila Real não são azeites, enquanto os extravirgens Borges, Carbonell, Gallo, La Española, Pramesa e Serrata são apenas virgens.

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, prosseguiu nesta terça-feira, com a Operação Capitu. Fiscais percorreram supermercados de todo o Grande Rio para retirar das prateleiras azeites cujos rótulos mostram como sendo do tipo virgem, mas que na verdade são lampantes, com qualidade inferior. O agentes também fixaram cartazes nos supermercados informando sobre azeites vendidos como extravirgens, quando no fundo são do tipo virgem, com maior acidez.

Os fiscais vistoriaram 47 supermercados, retiraram azeites das prateleiras em 18 deles, emitiram auto de constatação contra sete estabelecimentos - que na véspera haviam sido notificados pelo Procon-RJ para colocar os cartazes informativos e não o fizeram -, e em cinco deles fixaram avisos sobre os azeites do tipo virgem vendidos como extravirgens. Em outros 17 supermercados, os agentes constataram que os estabelecimentos já haviam se adequado às determinações do órgão. 

Na cidade do Rio, os fiscais irão aos bairros Centro, Campo Grande, Bangu, Realengo, Sulacap, Pavuna, Anchieta e Ricardo de Albuquerque. Eles também vistoriam supermercados de Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e Mesquita. O azeite da Quinta D'Almeida foi retirado das prateleiras em 13 supermercados, unidades do azeite Figueira da Foz tiveram de ser recolhidas em três deles e o azeite Tradição foi retirado de dois deles.

A Operação Capitu é fruto do Processo Administrativo aberto pelo Procon-RJ na última segunda-feira, que suspende a venda do azeite tipo virgem das marcas Figueira da Foz, Tradição, Quinta D'Almeida e Vila Real, pois eles são apenas azeites lampantes. O processo também determina a fixação nos supermercados de um cartaz nas prateleiras dos azeites extravirgens das marcas Borges, Carbonell, Gallo, La Española, Pramesa e Serrata, informando que eles são apenas virgens.

O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário