terça-feira, novembro 12, 2013

Estudo vai apontar o impacto do acesso à água para 16 mil famílias do semiárido de PE


As principais mudanças ocorridas para 16 mil famílias que passaram a ter acesso à água estarão entre os dados do Estudo de Impacto dos Projetos de Acesso à Água, financiados pelo Prorural. A iniciativa da Diocese de Pesqueira realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e apoio da UFPE vai permitir, a partir dessa base de dados, avaliar se houve e como se deu a transformação relativa à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. O lançamento do trabalho ocorreu na sexta-feira (08), no Hotel Cruzeiro em Pesqueira, com a participação de representantes municipais – associações, sindicatos rurais, conselhos, entidades governamentais e não-governamentais. 

Serão aplicados questionários - cujo resultado deverá ser emitido em seis meses - nos postos de saúde da família (PSF) e nas secretarias de educação dos municípios. “Vamos avaliar os indicadores sob o aspecto científico, o que nos fornecerá parâmetros para balizar os efeitos dessas tecnologias para as famílias atendidas, fazer ajustes em caso de necessidade e melhorar ainda mais o atendimento às famílias que sofrem com a falta d´água”, relatou o secretário estadual de Agricultura, Aldo Santos.

Indicadores de saúde, renda, educação, qualidade de vida estão entre os objetos do estudo, além da análise da metodologia de implantação da cisterna - uma das tecnologias implantadas -, sob o aspecto do envolvimento do grupo, bem como as ações para a manutenção das cisternas feitas pelas famílias. “Vamos mostrar que ao levar a água para a comunidade também estamos promovendo o resgate da dignidade que passa pelos direitos básicos a exemplo da saúde”, salientou o secretário.

A coordenadora da Cáritas Diocesana, Neilda Pereira, informou que a pesquisa será realizada com famílias de 99 municípios. “Poderemos quantificar como esses projetos de acesso à água tem impacto na vida das famílias e elas também poderão fazer a opção pela tecnologia que atende à sua realidade”, reforçou. O prefeito de Pesqueira, Evandro Chacon, completou que as cisternas trazem liberdade e justiça social para as pessoas. “E, quando houver outra estiagem, o homem do campo terá água armazenada para conviver com o fenômeno”, apostou.

A agricultora de Pesqueira, Inês Pereira, deu depoimento para mostrar o impacto da água na vida das pessoas que não dispõem do recurso. Ela falou que chegou a apanhar da mãe porque quebrou um pote com água armazenada. “Levei uma pisa e guardei na memória o sofrimento de quem não tem água em casa”, contou, acrescentando que hoje tem prazer em ter água da cisterna que também ajudou a construir.


Prorural (www.pe.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário