sexta-feira, maio 31, 2013

Novo tremor de terra assusta moradores de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco

Linha branca: Zona de Cisalhamento Pernambuco
Pontos vermelhos: locais onde foram registrados sismos
(clique na imagem para ampliar)
Menos de 24h após um pequeno terremoto assustar a população de algumas cidades do interior pernambucano, a terra voltou a tremer no Agreste do Estado. Apenas o município de Belo Jardim sentiu os impactos do sismo. O evento foi registrado às 17h38 pela estação de Livramento, na Paraíba e teve magnitude estimada em 2,3º.

Através do microblog Twitter, vários internautas relatam o ocorrido. "Não tem condições, outro tremor aqui em Belo Jardim. Dessa vez foi mais forte que ontem, senti o chão tremer. Deus Abençoe!", disse Renata Araújo através da rede social.

O usuário Jeff Carvalho ironizou a proximidade entre os sismos. "Acabou de ter outro tremor em Belo Jardim. É todo dia agora, é?", questionou.

Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o abalo desta sexta foi um pouco mais fraco e teve origem na mesma área que o de ontem. "O sismo registrado hoje foi um pouco mais brando do que o anterior", afirmou o o professor Jordi Julia, vice-coordenador do LabSis/UFRN.

TREMORES - Na última quinta-feira (30), um tremor de terra foi sentido nas cidades de Sanharó, Belo Jardim e São Bento do Una. De acordo com o LabSis/UFRN, o evento teve magnitude de 2,5° e o epicentro foi no município de Cachoeirinha. O assunto foi muito comentado na internet.

Segundo o professor Julia, abalos sísmicos são comuns na região. “Vários pequenos tremores costumam acontecer no Agreste do Estado devido à reativação do Lineamento Pernambuco, uma falha geológica que existe no local. Nos últimos anos esse tipo de abalo tem acontecido com frequencia”, explicou.
Jornal do Commercio (JC On Line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário