sexta-feira, novembro 13, 2020

Celpe amplia redes inteligentes para recompor energia com rapidez e segurança em Canhotinho, Catende e Cupira

Sistema inteligente permite à Celpe o gerenciamento automático da rede elétrica em caso de interrupções permanentes, restabelecendo a energia em segundos, sem necessidade de intervenção humana

A Celpe intensificou o trabalho de ampliação de tecnologia na rede elétrica em cidades da Zona da Mata e do Agreste pernambucano, com o intuito de reforçar a confiabilidade do sistema elétrico. Um investimento de aproximadamente 600 mil reais foi feito no novo sistema que, com alta tecnologia, deve incrementar a distribuição de energia nas cidades de Canhotinho, Catende e Cupira. Conhecido como “Self-Healing”, a iniciativa tem como base o funcionamento totalmente autônomo, realizando a recomposição das interrupções de energia por meio de manobras realizadas em segundos e sem a necessidade de intervenção humana. A tecnologia também deve proporcionar ao cliente um ganho na qualidade do fornecimento de energia.

Para essa implantação foram construídas novas interconexões entre cinco subestações dos municípios e instalados sete novos religadores na rede elétrica. Atuando em caso de ocorrências na rede de distribuição, o Sistema Self-Healing permite a “auto recomposição” da rede elétrica de forma rápida, segura e eficiente. A tecnologia isola o ponto de defeito e indica aos operadores do Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no Recife, a área da ocorrência, para atuação das equipes de manutenção em campo. Por meio de uma comunicação de rádio frequência, os equipamentos enviam as informações da situação para o COI. Os dados pontuam o trecho afetado e as possibilidades que a rede elétrica tem para a continuidade do fornecimento no circuito que não foi atingido pelo evento em curso.

O novo sistema aumenta a possibilidade de transferência de carga, divide a rede em setores com menos consumidores e possibilita uma recomposição dinâmica da rede, beneficiando diretamente cerca de 14 mil clientes. A tecnologia garante que, em caso de uma falha na rede elétrica como, por exemplo, a queda de uma árvore sobre a rede, apenas uma parte do sistema seja isolada para manutenção, permitindo que os demais clientes da região tenham a continuidade do fornecimento. Outro suporte da tecnologia é conseguir indicar exatamente qual ponto da rede foi afetado por alguma falha, o que dá maior agilidade e assertividade à equipe técnica da empresa na resolução da ocorrência.

Funcionamento

Caso um determinado ponto da rede seja afetado por qualquer eventualidade, de modo automático e imediato o trecho é identificado e isolado. Assim, a energia ou fluxo de potência pode ser alterado automaticamente por caminhos alternativos da rede elétrica, permitindo aos demais clientes que estão fora da zona da ocorrência à continuidade do abastecimento de energia. Essa tecnologia não necessita de interferência humana para tomar as respectivas decisões em seu funcionamento, garantindo agilidade na recomposição, operação e segurança, chegando a durar segundos em sua atuação completa.

“O isolamento automático realizado por esse sistema permite que a energia elétrica retorne aos clientes em poucos minutos, evitando maiores transtornos em caso de falta de energia. Além disso, apenas o trecho que realmente precisa de alguma intervenção é isolado. Os ganhos são significativos, tanto para a companhia, que tem uma ação mais assertiva, quanto para a sociedade, que terá um fornecimento de energia com cada vez mais confiabilidade”, comenta o supervisor de implantação de automação de Redes da Neoenergia, Rudson Alexandre de Oliveira.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Celpe

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