sábado, abril 25, 2020

Prefeitura de Petrolândia divulga nota de esclarecimentos sobre pacientes com suspeita de coronavírus

  

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia esclarece que todos os casos notificados como suspeitos de coronavírus referentes a pessoas que residem no município foram descartados.

No total, quatro pacientes foram testados negativos após serem diagnosticados com alguns sintomas que poderiam ser COVID-19, mas a infecção não se confirmou em nenhum deles, depois de examinados.

Todavia, devido ao cadastro de cada cidadão no SUS, uma suspeita notificada em outro município aparece com domicílio de Petrolândia, uma vez que o paciente já residiu em nossa cidade anos atrás, mas estava com seus dados cadastrais desatualizados e por isso no sistema o caso aparece como alguém residente em nosso município.

Em outro caso atendido pelo IMIP, desta vez de uma paciente com domicílio em Petrolândia, que foi encaminhada com diagnóstico preliminar de outra doença, também foi afastada a possibilidade de Covid-19 pelos próprios médicos do Hospital em Recife, assim como no diagnóstico realizado no atendimento inicial, antes mesmo de chegar o exame coletado pelo hospital. Esse caso foi notificado de forma duplicada. Após a notificação, não é possível alterar a informação na base de dados, o que inviabiliza a correção da informação da Secretaria Estadual de Saúde.

Portanto, todos os casos notificados em nosso município foram divulgados de forma transparente pelo site criado com a finalidade de deixar a população informada sobre as ações e informações relativas a prevenção e enfrentamento ao coronavírus, ratificando o nosso compromisso com a saúde e a vida de todos os petrolandenses.

Pedimos também a compreensão de todos nesse momento em que devemos ter cautela com as informações compartilhados e esperarmos sempre as autoridades responsáveis se pronunciarem sobre o assunto para não compartilharmos fake news e assim contribuir para um agravamento desnecessário da situação em que vivemos.

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário