terça-feira, outubro 01, 2019

Parque Natural Professor João Vasconcelos Sobrinho, em Caruaru, recebe cumpridores de penas alternativas



O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, conhecido como Serra dos Cavalos, em Caruaru, no agreste, é um dos espaços parceiros da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), para recebimento de cumpridores.

No local, eles realizam limpeza, plantio de mudas, recebem orientações sobre educação ambiental através de um profissional de Engenharia Agrônoma e, dessa forma, vão cumprindo a pena de prestação de serviços, pela prática de pequenos delitos.

Atualmente o parque recebe um cumpridor que trabalha na área de cultivo de plantas na sementeira, plantio de árvores, agoa e limpa o local. “Trabalho aqui duas vezes por semana, quatro horas por dia. É muito boa essa forma de prestação de serviço, fui criado em sítio e entendo um pouco da área”, explica M. J.N.

De acordo com a gerente, Raquel Brandão, da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, "é fundamental a integração entre o cumpridor e a instituição que será beneficiada com este serviço, pois é com o envolvimento de toda a sociedade que a ressocialização desse individuo pode ser possível".

A Rede Social Parceira da Gerência de Penas Alternativas conta com 739 instituições cadastradas e ativas para recebimento de cumpridores no estado.

Parque Natural - O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, situado na Serra dos Cavalos em Caruaru, foi criado em 1983. O nome do espaço é uma homenagem ao importante ambientalista pernambucano, pioneiro na luta pela conservação ambiental. Trata-se de uma reserva florestal serrana remanescente da mata atlântica. Está inserida em um brejo de altitude conhecido por Serra dos Cavalos, entre 800 a 950 m acima do nível do mar e ocupa uma área de 359 hectares.

Além do parque Professor João Vasconcelos Sobrinho, também estão aptos para a pena de prestação de serviços a comunidade em Caruaru, o parque das Baraúnas, o das Rendeiras, Severino Montenegro e São Francisco.

Imprensa Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário