quarta-feira, agosto 07, 2019

Tacaratu/Caraibeiras: Escola de Referência em Ensino Médio Julia Gomes de Araújo é 2º lugar no IDEPE; Confira as demais escolas do Estado com as maiores notas

A Escola Julia Gomes de Araujo está localizada no Distrito de Caraibeiras. CEP: 56480-000. Tacaratu - Pernambuco 

As melhores médias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), avaliação feita pelo governo estadual, foram obtidas por escolas do interior do estado. O desempenho das escolas foi divulgado em cerimônia realizada nesta quarta-feira (7), no Recife.

A Escola de Referência em Ensino Médio Cônego Olímpio Torres, em Tuparetama, no Sertão, a 350 quilômetros do Recife, teve o melhor desempenho entre as do ensino médio da rede estadual. Em segundo lugar, veio Escola Julia Gomes de Araújo, de Tacaratu, também no Sertão, seguida pela Escola de Referência em Ensino Médio Carlos Soares da Silva, em Salgadinho.

"Foi um desempenho extraordinário dessa escola [de Tuparetama]. A gente percebe a força das nossas escolas do interior do estado, especialmente do Sertão", aponta o secretário de Educação, Fred Amâncio. (Confira lista com escolas e notas abaixo)

A cidade de Panelas, no Agreste, se destacou no ensino fundamental, com escolas municipais entre as melhores tanto dos anos iniciais, quanto finais, além de a rede municipal ter sido premiada como a mais bem colocada. Na rede estadual, a Escola Dário Gomes de Lima, em Flores, no Sertão, obteve a melhor média nos anos finais do ensino fundamental.

O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que os indicadores apontam uma melhoria na educação, que devem evoluir ainda mais nos próximos anos devido ao programa Criança Alfabetizada, lançado nesse ano como uma parceria entre estado e municípios para incentivar a alfabetização até os 7 anos.

"Os prêmios aqui mostram também a evolução dos municípios, algum mostraram um crescimento grande de um ano para o outro. Nós temos um caminho a ser percorrido, mas estamos vencendo os obstáculos", afirma Câmara.

A novidade desta edição foi a premiação para os municípios com maiores crescimentos nos anos iniciais e nos finais do ensino fundamental, bem como para as escolas da rede estadual com maiores crescimentos no desempenho.

O cálculo das notas do Idepe é feito utilizando os mesmos critérios do nacional (Ideb) e leva em conta o domínio dos estudantes nas habilidade e competências específicas de cada período, através do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe), além do fluxo escolar.

A instituição responsável pelo Saepe e pelo Idepe é o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que também é uma das responsáveis pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB) e pelo IDEB, do Ministério da Educação.

Desempenho

Durante a solenidade desta quarta, o governo divulgou informações sobre análises de desempenho e de abandono escolar. As avaliações usam como base dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o estado, Pernambuco foi a única unidade da federação a alcançar a meta estabelecida pelo governo federal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em todas as edições, entre 207 e 2018.

Ainda de acordo com o governo pernambucano, o estado obteve, em 2018, a maior taxa de aprovação do Brasil no Ensino Médio, com 94%. Em 2007, Pernambuco tinha taxa de 67,8% e ficou na 21ª colocação.

Abandono

Na cerimônia, no Palácio do Campo das Princesas. o governo informou, ainda, que o estado obteve a menor taxa de abandono escolar no ensino médio em todo o Brasil, com 1,2%. De acordo com o estado, foi a maior redução em todo o território nacional, entre 2007 e 2018.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, segundo o governo pernambucano, o estado obteve uma taxa de abandono de 0,9%, ficando com o primeiro lugar em todo o Brasil. O estado destacou também que conseguiu a maior redução do país entre 2007 e 2018, com 94,9%.

Confira as escolas com as maiores notas:

Escolas municipais - anos iniciais do ensino fundamental

Escola Municipal Jose Benício Filho, Panelas – 8,74
Escola Municipal Benjamim da Mata Ribeiro, Orobó - 8,59
Escola Municipal Joaquim Nabuco, Panelas - 8,46

Escolas municipais - anos finais do ensino fundamental

Escola Milton Pessoa, Triunfo - 8,05
Escola Municipal Antônio Medeiros, Serra Talhada - 7,77
Grupo Escolar Barra Azul, Bonito - 7,58

Rede municipal - anos iniciais do ensino fundamental

Panelas - 7,75
Brejinho - 7,12
Carnaíba - 7,04

Rede municipal - anos finais do ensino fundamental

Panelas – 6,76
Brejinho - 6,26
Triunfo - 6,10

Escolas estaduais em parceria - anos finais do ensino fundamental

Escola de Aplicação do Recife – UPE, Recife - 8,34
Escola de Aplicação Prof.ª Ivonita Alves Guerra – UPE, Garanhuns - 7,53
Escola Estadual de Aplicação Prof.ª Vande de Souza Ferreira, Petrolina - 7,17

Escolas estaduais em parceria – ensino médio

Escola de Aplicação do Recife – UPE, Recife - 7,40
Escola de Aplicação Prof.ª Ivonita Alves Guerra – UPE – 6,74
Escola de Aplicação Prof.ª Vande de Souza Ferreira, Petrolina - 6,23

Rede estadual – anos finais do ensino fundamental

Escola Dário Gomes de Lima, Flores – 7,20
Escola Tomé Francisco da Silva, Quixaba - 7,20
Escola Iracema Moura de Moraes Veras, Ibimirim - 6,92

Rede estadual – ensino médio

Escola de Referência em Ensino Médio Cônego Olímpio Torres, Tuparetama – 7,90
Escola Julia Gomes de Araújo, Tacaratu - 7,58
Escola de Referência em Ensino Médio Carlos Soares da Silva, Salgadinho - 7,33

Confira a relação dos maiores crescimentos:

Rede municipal - anos iniciais do ensino fundamental

Palmerina – 29,85%
Panelas – 29,39%
Inajá – 24,99%

Rede municipal - anos finais do ensino fundamental

Lagoa do Carro – 47,66%
Barra de Guabiraba – 47,36%
Machados – 42,94%

Rede estadual – anos finais do ensino fundamental

Escola Tobias Barreto, Catende – 51,9%
Escola Antônio Padilha, Petrolina – 39,6%
Escola Pastor Amaro de Sena, Abreu e Lima – 37,8%

Rede estadual – ensino médio

Escola Coronel Valeriano Eugenio de Melo, Olinda – 76,5%
Escola Estadual Joaquim Alves de Freitas, Iguaraci – 66,5%
Escola de Referência em Ensino Médio Albertina da Costa Soares, Ipojuca – 53,5%

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário