quarta-feira, agosto 21, 2019

Crea na Estrada promove palestra sobre Sistemas Construtivos mais econômicos e sustentáveis em Gravatá



O uso de Blocos de Gesso em Sistemas Construtivos pode reduzir em 10% os custos na construção de itens como paredes, conforme informaram os engenheiros civis Ênio Araújo e Marcelo Lins, especialistas da área convidados pelo Crea-PE para realizar palestra em Gravatá na noite dessa terça-feira (20.08). A atividade fez parte de nova edição do Programa “Crea na Estrada”, que tem o objetivo de interiorizar ações do Conselho e fortalecer a missão do órgão de incentivar o desenvolvimento profissional em todo o Estado.

Em entrevista concedida à tarde, à radialista Terezinha Carvalho, da Rádio Clima FM, além do presidente Evandro Alencar, falaram também a chefe de Gabinete Marcella Guimarães, a gerente de Políticas Institucionais Rose Maria, a chefe de Comunicação Suenya Aragão e o engenheiro civil Ênio Araújo.

O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, abriu a programação destacando a importância de integração e novas conexões entre os diversos saberes das áreas da Engenharia e Geociência.


Ênio Araújo, que também dirige a empresa Capibaribe Construções e preside a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Gravatá (Aseag), mostrou em detalhes as vantagens do uso de blocos de gesso, destacando seu menor impacto no meio ambiente à medida que demanda menores temperaturas para fabricação e apresentou dados comparativos sobre a rapidez da execução de obras com o material (um terço a menos do tempo utilizado em alvenaria com blocos cerâmicos – tijolos), focando ainda na impermeabilidade do gesso, em contraponto ao mito de que o produto não resistiria a água. Teste prático foi realizado durante a palestra, envolvendo todo o público, formado por estudantes, empresários, engenheiros e inspetores do Crea em Pernambuco.

Estudos técnicos e laudos baseados em Sistema Construtivo em Blocos de Gesso e Norma de Desempenho (NBR 15.575), foram apresentados pelo engenheiro civil Marcelo Lins, comprovando a maior eficiência do gesso em relação à acústica e prevenção a incêndio, bem como resistência a carga, entre outros. Os palestrantes ressaltaram o potencial de Pernambuco, com o polo gesseiro do Araripe, responsável por mais de 90% da produção de gesso no Brasil e finalizaram dizendo que o maior desafio nessa área é superar preconceitos e desconhecimentos.

No encerramento do evento, o presidente agradeceu o apoio dos inspetores da Regional Gravatá, Vital Medeiros e Eratóstenes de Andrade.

CREA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário