quarta-feira, agosto 21, 2019

Antes de intercâmbio na França, estudantes da UFRPE são recepcionados por gestores



Na manhã dessa terça-feira (20/08), oito estudantes, dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária da UFRPE, foram recebidos no Prédio Central pela reitora Maria José de Sena e Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) para conversa antes de viagem para intercâmbio. Os discentes irão cursar dois semestres em universidades francesas conveniadas com a UFRPE. A mobilidade internacional é fruto da parceria da UFRPE com a Capes por meio do programa Brafagri de cooperação Internacional Brasil/França. Ao todo, onze graduandos já foram beneficiados com a experiência no exterior, com viagem marcada ainda esse ano.

Nesta edição, os estudantes vão ter oportunidade de estudar em quatro instituições renomadas no campo das ciências agrárias e saúde: École Nationale Supérieure Agronomique de Toulouse; VetAgro Sup vinculado às universidades de Lyon e Clermont Auvergne; École nationale vétérinaire, agroalimentaire et de l'alimentation de Nantes-Atlantique (Oniris); e École nationale vétérinaire d'Alfort.


Anny Alves, Andreya Alves, Claudia Farias, Débora Silva, Jonathan Martins, Letícia Palha, Gabriela Pedrosa, Matheus Rocha, Taíza Silva, Juliana Alves e Paulo Ricardo Monteiro são os intercambistas que irão representar a UFRPE na França. Animados, os discentes demonstraram entusiasmo em conversa com reitora. “Estou muito orgulhosa por vocês”, comentou Maria Jose de Sena durante momento de diálogo com os estudantes.

Do curso de Medicina Veterinária, Paulo Ricardo Monteiro (9° período), vai fazer intercâmbio para o Colégio Nacional Nantes-Atlântico de Medicina Veterinária, Ciência e Engenharia de Alimentos (Oniris), em Nantes, na França. O discente vê como uma oportunidade única a possibilidade de compor o grupo de estudantes que vão viajar para a Europa. De família simples, Ricardo comenta que “nunca teria condições de pagar um programa como esse” e que a universidade foi fundamental no processo de aprendizado da língua francesa para submissão de candidatura ao Brafagri. O futuro médico veterinário teve oportunidade de cursar Francês pela ACI e buscou outras formas de aprender o idioma para dar conta da demanda quando estiver estudando em Oniris.
O Coordenador de Assuntos Internacionais da Assessoria de Cooperação Internacional da instituição, professor Anísio Soares, destaca a alegria da UFRPE em estar acompanhando os discentes para intercâmbio. Soares é um dos três coordenadores do Programa Brafagri, juntamente com o professor Leucio alves (DMV/UFRPE) e professora Rosimar Musser (DEPA/UFRPE). “Para nós, é um momento de coroamento de um projeto!”, exclama Anísio ao explicar que a UFRPE compõe a lista de universidades incluídas no Programa desde 2011. A universidade tem mantido três projetos, um dos quais é a cooperação com a frança, que os intercambistas foram contemplados. Os estudantes passaram pela etapa de seleção, no começo do ano, orientação de preparação de documentação e, por fim, o momento de “despedida”, como comenta Anísio. “É um momento que ficamos feliz de poder encaminhá-los para outros mares e representar um ano a universidade”, ressalta o coordenador. A viagem está marcada para o final desse mês e início de setembro. O retorno vai acontecer no término do primeiro semestre de 2020, podendo ser estendido a permanência por mais três meses suplementares.

UFRPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário