terça-feira, abril 02, 2019

Serra Talhada: Professores aprovam proposta da prefeitura que inclui aposentados


Na manhã desta segunda-feira (1º) a Assembleia do Sindicato dos Servidores em Educação de Serra Talhada (Sintest) votou pela aceitação da proposta do governo municipal que prevê o reajuste salarial de 3,72% do Fundeb 40 e 4,82% dos Fundeb 60, ambos com retroativo de janeiro, inclusive, para os servidores aposentados.

Em conversa com o Farol de Notícias o presidente do Sintest, Júnior Moraes, avaliou como um pequeno avanço do debate entre a classe de trabalhadores e a gestão Luciano Duque e declarou encerrado o estado de greve decretado nas escolas da cidade.

“Nós avaliamos como uma pequena conquista dos trabalhadores da educação e do sindicato, não aprovamos o percentual que gostaríamos, é um pouco menor, mas conseguimos garantir retroativo para administrativo, serviços gerais e demais servidores do Fundeb 40, assim como os professores do Fundeb 60. Pela primeira vez uma gestão em Serra Talhada reconhece esse direito, além de incluir os profissionais aposentados nessas negociações”, declarou.

Ainda segundo o presidente sindical, o Projeto de Lei que legitima o reajuste salarial dos profissionais de educação do município já esteve pautado para ser lido e votado pelos legisladores da Câmara de Vereadores de Serra Talhada na sessão ordinária dessa segunda-feira.

VOZES CONTRÁRIAS

Na assembleia também houveram servidores que se colocaram contra a proposta aprovada e argumentaram expondo o dia a dia das escolas junto as diversas lacunas deixadas na Rede Municipal de Educação.

Ao Farol, uma das professoras que se posicionaram contra a proposta, em especial para o professor (Fundeb 60), relatou que não houve avanços no debate com o governo para além do proposto na primeira assembleia.

“Na segunda assembleia sinalizaram que não seria impossível conseguir algo a mais porque ainda tinha o repasse dos 25% do governo municipal para a Educação, por isso continuamos esperançosos de que poderíamos ter um aumento superior ao que estava sendo proposto de pelo menos para 5%. Hoje usei a tribuna para externar minha insatisfação com o resultado apresentado para a categoria”, arrematou.

Por Farol de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário